Comissão Europeia procura capital ambiental para 2014
As candidaturas para Capital Verde da Europa de 2014 já se encontram abertas na Internet, até ao próximo dia 14 de Outubro. Todas as cidades com mais de 200 mil habitantes podem ser candidatas ao reputado título, sendo que os países cujas metrópoles não alcançarem esta meta podem concorrer com aquela que for mais populosa.
O galardão reconhece e distingue cidade que se encontrem na vanguarda de um habitat urbano respeitador do ambiente e possam agir como modelos de inspiração para outras. O objectivo é incentivar as metrópoles europeias a tornarem-se locais mais atraentes e saudáveis, anuncia a Comissão Europeia em comunicado.
A contribuição global para as alterações climáticas, transportes, áreas verdes urbanas e ruído são alguns dos factores a ter em conta para alcançar o prémio de cidade mais verde da Europa. No entanto, há outros oito requisitos para a candidatura, nomeadamente a produção e gestão de resíduos, a natureza e a biodiversidade, a qualidade do ar, o consumo e tratamento de água, eco-inovações, eficiência energética e a atitude ambiental das autoridades locais.
Todos os Estados-membros podem candidatar-se ao prémio, assim como os países candidatos à União Europeia e nações da Área Económica Europeia, designadamente a Islândia, a Noruega e Liechtenstein. O vencedor, escolhido por um júri internacional repleto de reputados especialistas em diversas áreas ambientais, será anunciado em Junho de 2012.
O conceito foi originalmente delineado numa reunião realizada em Tallinn, na Estónia, em 15 de Maio de 2006, por iniciativa de Jüri Ratas, antigo Presidente da Câmara Municipal de Tallinn, tendo 15 cidades europeias e a Associação de Cidades da Estónia assinado um memorando de entendimento comum relativo à instituição deste prémio. Quatro cidades – Estocolmo, Hamburgo, Vitória-Gasteiz e Nantes – foram já galardoadas, de 2010 a 2013, respectivamente.