Como arranjar a sua bicicleta – gratuitamente – em Lisboa? (com VÍDEO)
O Verão é a estação ideal para andar de bicicleta na cidade. O trânsito automóvel é menor – não que isso seja impeditivo de circular de duas rodas, atenção –, o tempo convida e o corpo também.
A estes argumentos a Cicloficina dos Anjos acrescentou outro: todas as quartas-feiras, das 19h às 23h, a loja convida 20 mecânicos voluntários, cada um com a sua especialidade, para ajudar a remendar furos, trocar rodas ou afinar mudanças – e, mais importante que tudo isto, a ensinar os ciclistas a fazê-lo.
“Podemos mostrar que é possível. Este projecto tem mais de três anos, somos financeiramente autónomos e o número de voluntários não pára de aumentar. O número de pessoas que nos visita também tem crescido”, explicou Tiago Carvalho, responsável pelo projecto.
A cicloficina vive do voluntariado e apoio de lojas de bicicletas – que lhe dá peças e ferramentas que já não usam – e do apoio dos particulares. Activa desde 2011, a cicloficina vira-se agora para uma nova fase. Assim, acabou de lançar o projecto UNI-CICLO, dedicado à criação de oficina comunitárias para bicicletas em duas universidades.
“A Cicloficina é um projeto voluntário e sem fins lucativos, de convívio em torno de um meio de transporte que é completamente transparente. Qualquer pessoa pode começar a cuidar da sua bicicleta e arranjá-la”, explicou Tiago Carvalho.
Com o UNI-CICLO, os alunos podem deixar a sua bicicleta num local seguro, dentro da faculdade, mas também aprender a fazer as suas reparações. A iniciativa foi a única portuguesa a ser premiada pela União Europeia no concurso Do The Right Mix, podendo receber até €7.000. Este dinheiro será gasto na divulgação e publicitação do projecto.