Como o maior campo de sem-abrigo dos EUA fica colado a Silicon Valley (com FOTOS)



Silicon Valley representa tecnologia, inovação, empreendedorismo e genialidade. É lá que estão sedeadas empresas como Google, Yahoo, Intel, Apple ou Adobe. Mas é também a poucos quilómetros que se encontra o maior campo de sem-abrigo norte-americano, conhecido como The Jungle.

O campo é habitado por 175 pessoas e encontra-se numa zona de floresta, seca e insegura. Jornalistas do Business Insider passaram uma semana a conhecer os habitantes da The Jungle, e o resultado pode ser lido aqui com mais pormenor (em inglês).

Segundo os próprios residentes, que convidaram os jornalistas para conhecerem as suas casas, muitas das habitações são feitas de restos de madeira e produtos associados, por alguns carpinteiros desempregados que habitam o local. Um deles, chamado Troy, construiu uma elaborada casa numa árvore. Com escadas, para um acesso mais digno e seguro.

Outros residentes dormem em tendas ou pedaços de lona, tendo apenas a roupa como aquecimento. Segundo os jornalistas, este acampamento é formado por desempregados da região e tem vindo a crescer nos últimos anos, estando perto da sua ocupação máxima – no último ano, esta zona cresceu 20%.

Curiosamente, o acampamento dista poucos quilómetros da bilionária casa de Larry Page, fundador do Google e uma das pessoas mais ricas do mundo.

O problema dos sem-abrigo, em San José, não é novo. Quando ele é visto todos os dias, pela sua proximidade, por uma comunidade que lida com alguns dos orçamentos mais milionários do mundo – as tecnológicas californianas – o cenário torna-se, mais do que dramático,  trágico e macabro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...