Coreia do Sul parou para que estudantes se concentrassem nos exames
Ontem, cerca de 650.000 estudantes sul-coreanos fizeram o exame anual para entrar na universidade, um momento tão importante para o seu futuro e do seu país que o Governo ordenou que todos os aviões se mantivessem nos aeroportos, as estradas esvaziadas e até os exercícios militares parados.
O sucesso neste exame significa um lugar nas mais importantes universidades sul-coreanas, decidindo o futuro de toda uma geração, por isso ele é tão crucial que uma nação inteira fica nervosa durante este dia. Assim, o ministro dos transportes ordenou a todos os aeroportos que parassem a descolagem e aterragem de aviões durante 40 minutos, para coincidir com o teste de audição – dado simultaneamente em 1.257 centros de estudo em todo o país.
Os escritórios públicos e maiores negócios, assim como bolsa, abriram uma hora mais tarde que o habitual, para manter as estradas limpas e garantir que os estudantes chegavam a tempo para o exame.
Por outro lado, o exército remarcou todos os seus exercícios, aéreos e terrestres, e o trânsito foi proibido a 200 metros das escolas.
Se por acaso um aluno perceber que vai chegar tarde ao exame, ele pode ligar o 112 e pedir ajuda da polícia – existem motos em stand by, na estrada, para levar os alunos que adormecerem até ao exame.
Esta é a prova de que a concentração e pontualidade está claramente ligada ao ruído e congestionamentos de trânsito. Agora só falta encontrar uma forma de conseguirmos reduzir a poluição auditiva e os carros na estrada.
Foto: Eryn Vorn / Creative Commons