E se o mar se pudesse defender?
Poucas campanhas de sensibilização sobre poluição dos areais das praias foram tão criativas como a que foi promovida pela Fundação Surfrider, uma ONG que se dedica à conservação do meio marinho. Sob o tema “E se o mar se pudesse defender?” o vídeo mostra-nos um oceano reactivo, pronto a atirar-nos de volta os detritos que lhe lançamos.
Pela originalidade e humor, a campanha destaca-se facilmente dos vulgares apelos ao civismo dos veraneantes que passam nos media verão após verão. Espera-se que na memória do seu público alvo fique, a par das imagens do vídeo, um rasto de consciência ambiental.
Há poucas semanas a associação ambientalista Zero divulgava a lista de praias portuguesas com zero de poluição. Por enquanto esse índice ideal corresponde apenas a 12% das nossas praias, mas muitas foram distinguidas nesta época balnear com a bandeira azul. Estes indicadores positivos reforçam a ideia de que para atingir o pleno é necessário investir mais e mais em campanhas como a da Fundação Surfrider.
Foto: Cuba Gallery / Creative Commons