E se os seus jeans durassem a vida toda?

A comunidade, o consumo e o meio ambiente são partes essenciais da abordagem à sustentabilidade, e a Levi’s® está a desenvolver diversas iniciativas para apoiar esta visão.

Já imaginou um mundo onde as marcas de moda alteraram a sua conduta e a indústria tornou realmente o planeta mais verde? Como uma marca que tem um papel neste Propósito, a Levi’s®  tem um mantra para criar um mundo melhor: produzir peças com melhores materiais, mais qualidade e feitas para serem extremamente duradouras.

Aliás, a durabilidade faz parte da história da origem da marca. Levi Strauss lançou a empresa em 1853, no meio da Corrida do Ouro na Califórnia, criando calças de ganga para os mineiros de ouro que conseguissem aguentar o desgaste. Utilizou um material resistente e incorporou rebites de cobre para reforçar locais susceptíveis de rasgar, como os cantos dos bolsos. A marca ainda hoje utiliza muitos destes elementos de design e os produtos Levi’s são feitos para serem usados e desenhados para se tornarem melhores com a idade.

Com as inovações em Cânhamo Suavizado, Levi’s® WellThread, tecnologia Water<Less® e outras técnicas de produção, estão a usar menos recursos e a desperdiçar menos. Nas Tailor Shops, os especialistas podem reparar ou redesenhar as roupas para durarem literalmente uma vida toda. Podemos destacar ainda o lançamento da plataforma de venda de roupa SecondHand e o trabalho conjunto que mantém com a Fashion for Good e a Fundação Ellen MacArthur.

De facto, a indústria da moda é atualmente responsável por entre 4% e 10% das emissões mundiais de carbono, dependendo da forma como se calcula. Os consumidores estão cada vez mais conscientes de como isto é problemático, principalmente porque muitos deles vivem desastres naturais que podem ser atribuídos às alterações climáticas. A Fundação Ellen McArthur descobriu que o número de vezes que um consumidor veste uma peça de vestuário antes de a deitar fora caiu nas últimas duas décadas: muitas pessoas chegam a usar uma peça apenas sete vezes antes de a deitarem fora.

PROLONGAR A VIDA DOS PRODUTOS

Numa economia circular, as empresas não precisariam de extrair matérias-primas para fazer novos produtos, mas recorrendo em vez disso à reparação, revenda e reciclagem de bens.  Estas novas abordagens irão alinhar-se com o trabalho que a Levi’s® tem feito na última década para diminuir a sua pegada ambiental, como de resto já faz no laboratório R&D, para a coleção WellThread®, onde procura inovadoras formas de produzir roupa e assim reduzir a sua pegada ambiental. Para além de desenvolver materiais e práticas de produção que usam menos água, a empresa está a acelerar os tempos de produção para se adaptar melhor à procura e evitar o excesso de inventário.

 

Transformar cadeias de produção leva tempo, mas encontrámos parceiros que estão tão preocupados com sua pegada ambiental e estão tão entusiasmados em mudar quanto nós. Estas colaborações permitiram-nos introduzir uma maior circularidade na forma como produzimos os nossos produtos”, diz Paul Dillinger, Head of Global Product Innovation.

Os resultados estão à vista: 4,2 biliões de litros de água poupados desde que introduziu Water<Less® em 2011; 9,6 biliões de água reutilizada e reciclada; 75% do algodão é extraído de forma sustentável; 65% dos produtos são atualmente produzidos em fábricas que utilizam os programas de bem-estar dos trabalhadores.

As mudanças nos gostos dos consumidores representam um desafio para a Levi’s ao tentar diminuir o consumo excessivo. Então, como poderá ser o nosso roupeiro daqui a uma década? Para começar, estará muito menos cheio. Terá alguns artigos favoritos aos quais recorrerá sempre. Mas é provável que alugue vestuário mais formal ou roupas mais excêntricas.  E qualquer peça de que não goste no roupeiro poderá ser vendida de volta à marca, que a revenderá a outro cliente.

Percebendo que a indústria da moda impulsiona o desejo dos consumidores por novos estilos, a Levi’s® sabe que o caminho para a sustentabilidade passa também por um princípio muito simples e que só depende de nós: aprender a amar os seus jeans durante décadas e não apenas em certas estações.

RUMO À SUSTENTABILIDADE

A Levi’s®  está a trabalhar para objetivos líderes da indústria:

-100% de algodão extraído de forma sustentável, em 2025.

-100% de energia renovável nas instações detidas e exploradas pela marca, em 2025.

-Reduzir em 40% as emissões de gases com efeito de estufa na cadeia de abastecimento

-Reduzir em 50% a água utilizada na produção em áreas com problemas hídricos, até 2030.

-80% dos produtos fabricados em instalações que apliquem os programas de bem-estar dos trabalhadores.

NOVA CAMPANHA

A Levi’s® lançou a sua nova campanha “Buy Better, Wear Longer”, que contribui para o seu compromisso, a longo prazo, de tornar a moda mais sustentável e prolongar a vida dos seus produtos.  Para dar enfâse a esta campanha, a marca criou uma curta-metragem que dá vida a um par de jeans da Levi’s®. Esta é uma história que atravessa várias gerações e que percorre a vida do seu mais icónico modelo, o Levi’s 501®. Estes jeans transformaram-se e adaptaram-se ao longo dos anos, continuando tão relevantes e wearable como nos anos 60.

“A campanha transmite o encanto, durabilidade e legado da Levi’s® de forma a alcançar uma audiência mais global. Um par de Levi’s® envelhece lindamente, e cativa diferentes gerações, com alguns ajustes e mudanças. É uma peça intemporal e versátil, mas sempre elegante – independente da década. Numa altura em que todos nós pensamos em como contribuir para um mundo mais sustentável, esta mensagem é mais relevante agora do que nunca”, explica Karen Riley-Grant, Global Chief Marketing Officer.

Para mais informações sobre as iniciativas de sustentabilidade da Levi’s, por favor visite o site da Levi’s®.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...