EDP exporta InovCity para a cidade de Aparecida, no Brasil



A EDP vai exportar o seu projecto de eficiência energética e rede inteligente de energia – InovCity – para a cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, Brasil. O projecto, recorde-se, está a já ser testado na cidade de Évora.

Segundo a EDP Brasil, o projecto de Aparecida fica na área da concessão da EDP Bandeirante e será lançado oficialmente no próximo dia 21 de Outubro.

Em causa está a adopção de medidores inteligentes em toda a cidade, a utilização de iluminação pública eficiente, a geração de energia com fontes renováveis, a mobilidade eléctrica e outras acções de eficiência energética.

Os medidores inteligentes terão tecnologia brasileira e serão os primeiros a serem homologados pelo Inmetro.

O medidor é fruto de uma parceria de I&D entre a EDP e a Ecil Informática. A linha de medidores inteligentes será complementada por uma solução de comunicação remota, composta por elementos coordenadores de rede e um sistema de gestão remota.

Por outro lado, os conceitos de rede utilizados serão o HAN (Home Area Network) e o NAN (Neighborhood Area Network). Os primeiros serão responsáveis pela comunicação directa entre os equipamentos domésticos – como ar-condicionado, frigoríficos e aquecedores – e os medidores de energia, dando ao consumidor a possibilidade de acompanhar, em tempo real, o consumo da sua residência. Assim, ele poderá gerir melhor esse mesmo consumo.

Por sua vez, a rede NAN vai permitir que as informações de cada residência possam ser direccionadas a Centros de Gestão e Controlo, estabelecendo um completo mecanismo de gestão individualizado por consumidor. No futuro, este tipo de tecnologia permitirá, por exemplo, detectar situações de falta de energia em cada cliente, fazer o corte e religamento remoto ou aplicar tarifários diferenciados.

“A homologação desse medidor marca o início da implantação de redes de energia inteligentes no Brasil, com benefícios evidentes para o cliente e para o sistema como um todo”, explicou Miguel Setas, vice-presidente de Distribuição da EDP Brasil.

Em Évora, recorde-se, a EDP criou um sistema integrado e inteligente para os cerca de 30 mil clientes de baixa tensão da empresa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...