EUA: Apple vai construir o terceiro parque fotovoltaico gigante
A Apple assinou esta semana um acordo com a cidade de Claremont, Califórnia, para a construção do seu terceiro parque solar gigante. Quando estiver concluído, o parque de 40,5 hectares vai produzir 17,5 megawatts a um custo de desenvolvimento de €40,4 milhões.
Este não será apenas o terceiro grande parque solar da tecnológica norte-americana, como será o terceiro no município de Catawba, na Carolina do Norte. Os dois primeiros parques instalados têm uma capacidade de 20 megawatts cada. A energia produzida nos parques é utilizada para alimentar o Maiden iCloud data center, que tal como todos os centros da Apple recorre a 100% de energia renovável para satisfazer as suas necessidades energéticas.
A mais recente aprovação exigida requeria que a cidade de Claremont anexasse terra que não pertencia a limites empresariais da cidade, mas que estava numa jurisdição extraterritorial. Um outro acordo assinado permite a troca de terras entre a Apple e Claremont, sendo que a tecnológica vai ceder duas parcelas de terreno que serão utilizadas para passagens verdes, espaços recreativos públicos e outros fins sempre públicos.
A construção do novo parque solar deverá criar 75 postos de trabalho durante o período de construção e a mão-de-obra a contratar será local, de acordo com a Apple. O terceiro parque solar da Apple deverá demorar cinco anos para estar concluído, refere o Inhabitat.
Foto: bestbetcasinolive / Creative Commons