EUA: Microesferas de plástico podem ser banidas dos produtos de higiene pessoal até 2018
No último mês, o congressista Frank Pallone propôs uma nova legislação na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que pode acabar com a venda e produtos que contenham microesferas de plástico no país até 2018. As microesferas são pequenos pedaços de plástico usadas como esfoliantes numa vasta gama de produtos de beleza e de higiene pessoal, incluindo sabonetes, pastas de dentes e cremes de limpeza facial.
As microesferas são muito pequenas para serem devidamente separadas das águas residuais nas estações de tratamento. Como tal, estes pequenos pedaços de plástico acabam nos rios, lagos e oceanos. Adicionalmente, esta forma de poluição através do plástico é extremamente difícil de remover e pode ser ingerida pelos peixes e outros animais.
“Temos a responsabilidade de acabar com esta poluição de plástico desnecessária”, afirmou Pallone em comunicado, citado pelo Tree Hugger. “Ao fasearmos a extinção destas microesferas de plástico e utilizarmos alternativas não sintéticas podemos proteger as águas dos Estados Unidos antes que seja tarde de mais”.
A maior parte das microesferas são plásticos de origem petrolífera, como polietileno e o polipropileno. Porém, existem muitas alternativas biodegradáveis já utilizadas pelos produtores de cosméticos, incluindo o sais marinhos ou as amêndoas.
Foto: Markus Eriksen / Trehugger