Explore estas ideias únicas de design de pérgolas sustentáveis
A pérgola é um aspeto da arquitetura antiga que continua a ser relevante atualmente. O tema da sustentabilidade está muito presente nos projetos de casas modernas, e já lá vai o tempo em que o que importava era a estética. No design moderno das pérgolas, é fundamental torná-lo tão sustentável quanto possível. A fusão da pérgula com a natureza torna-a sustentável e habitável ao mesmo tempo, sublinha o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, a construção de estruturas sustentáveis, como as pérgolas, pode ser conseguida de várias formas. Por exemplo, uma pérgula pode ser feita para ser totalmente autossuficiente com energia renovável. Alguns projetos eliminam a necessidade de utilização de energia. A conceção escolhida “dependerá principalmente da área de sustentabilidade que se pretende atingir”.
Telhado com painéis solares energeticamente eficientes
O consumo doméstico de energia representa cerca de 21% da energia utilizada na América. Este valor pode ser reduzido através da adoção de projetos de casas sustentáveis. No caso de uma pérgola, pode ser tão simples como utilizar um telhado de painéis solares.
Existem várias opções de telhados com painéis solares à escolha. Pode optar por telhas solares ou chapas de ferro. Ambas são modernas, apresentáveis e, acima de tudo, sustentáveis. A beleza das telhas reside no facto de terem uma longa vida útil de até 30 anos.
Dado que a maior parte das pérgulas são muito pequenas, cobrir um telhado inteiro com telhas não deve ser uma tarefa dispendiosa. Se quiser conceber uma pérgula que não esteja ligada à rede elétrica, opte pela energia solar. Esta conceção também lhe poupará enormes contas de eletricidade a longo prazo.
A desvantagem da utilização de energia solar num telhado de pérgula é que poderá ter de optar por um design ligeiramente inclinado. Como sabemos, a maioria das pérgolas funciona bem com telhados em consola, que podem não ter uma inclinação suficiente. Para obter a máxima exposição à luz solar, deve considerar a possibilidade de inclinar o seu telhado solar.
Pérgola “faça você mesmo” com materiais reciclados
Os materiais utilizados numa pérgula também podem ajudar a atingir um certo nível de sustentabilidade. Os promotores conseguiram construir mansões com materiais reciclados sustentáveis. Se estes níveis de precisão estrutural podem ser alcançados com estruturas de grandes dimensões, não deve ser difícil de conseguir para a sua pérgula.
Existe uma vasta gama de materiais reciclados a considerar para a sua pérgula. Pode usar contentores de transporte usados, restos de madeira, vidros partidos e azulejos, entre outros. Reciclar o que estiver disponível em casa não só o ajudará a reduzir os custos, como também salvará o mundo do excesso de resíduos.
Relativamente à reciclagem, a utilização de materiais não sustentáveis, como o plástico, é incentivada. A utilização de resíduos de plástico na sua pérgola evitará que estes acabem no nosso ecossistema. Para sua vantagem, a utilização de materiais reciclados significa sempre custos de construção mais baixos.
Projeto de pérgola totalmente orgânica
Os resíduos de construção representam um terço dos resíduos sólidos a nível mundial e contribuem para cerca de 40% das emissões de carbono. Estes números são indicativos do facto de a maioria das construções utilizar materiais que não são degradáveis. A utilização de materiais biodegradáveis pode ajudar a eliminar o excesso de resíduos sólidos e a reduzir as emissões.
Para a sua pérgola, opte por materiais orgânicos, mas modernos, como a madeira laminada cruzada (CLT), que é não só durável mas também atrativa. Pode também utilizar diferentes tipos de madeira e metais recicláveis. Para o telhado, considere o bambu, a relva e as telhas de asfalto. Ao escolher os materiais a utilizar, opte pela durabilidade e preste atenção ao impacto ambiental a longo prazo.
Vale a pena notar que a utilização de materiais orgânicos pode revelar-se bastante difícil se pretender ser 100% orgânico. Mesmo assim, é possível atingir até 90% de utilização de materiais orgânicos.
A pérgola verde funde-se com o jardim
Verde nem sempre significa sustentável, mas, na maior parte das vezes, significa amigo do ambiente. Por outras palavras, mesmo que tenha feito a sua pérgola com materiais não sustentáveis, pode torná-la ecológica, optando pelo verde.
Uma das formas de fazer tudo e de alcançar a sustentabilidade é construir uma estrutura nua e cobri-la com plantas trepadeiras. Pode também desenhar paredes com espaços para plantar flores e outros verdes. Certifique-se de que o exterior da sua pérgola também está bem decorado com verduras a condizer com a sua estrutura. Pode também considerar um telhado verde.
Design minimalista da pérgola
O minimalismo é um conceito que nos pode ajudar a salvar o mundo da desordem desnecessária. Precisa de uma pérgola? Se sim, qual o tamanho adequado para a sua utilização? Estas são algumas das questões que o podem ajudar a atingir o minimalismo. Se tudo o que precisa é de um local de descanso ao ar livre para uma pessoa, porque não optar por um caramanchão em vez de uma pérgola?
Algumas ideias para os minimalistas incluem optar pelo tamanho mais pequeno possível e evitar a desarrumação interior com assentos mínimos. Pode também optar por um design de esqueleto em vez de colocar paredes para minimizar os materiais utilizados.
As pérgolas são uma forma ideal de embelezar a sua casa. Oferecem uma boa oportunidade para expressar as suas ideias de design e mostrar a beleza do seu exterior. No seu desejo de apimentar o seu espaço exterior, considere a sustentabilidade. Há muitas maneiras de tornar a sua pérgola sustentável. As poucas opções acima devem dar-lhe um bom ponto de partida.