Glaciares do Tibete atingem temperaturas máximas dos últimos 2.000 anos
O Planalto do Tibete contém dezenas de milhares de glaciares que fornecem água fresca a dois mil milhões de pessoas na Ásia. Contudo, um novo estudo revelou que estes aglomerados de gelo aqueceram mais nos últimos 50 anos que durante os últimos dois milénios.
A água dos glaciares alimenta vários grandes rios asiáticos, incluindo os rios Amarelo e Yangtze, na China, o Bramaputra, na Índia, e o Mekong, no sudeste asiático.
A humidade e temperatura deverão continuar a aumentar ao longo desde século, revela o estudo. Em Maio, o mesmo instituto que publicou o estudo – o Chinese Academy of Sciences’ Institute of Tibetan Plateau Reserch – verificou que os glaciares do planalto e áreas envolventes tinham diminuído 15% ao longo das últimas três décadas.
Os investigadores pedem agora uma acção governamental para proteger os glaciares da região e para reduzir o impacto humano, escreve o Discovery News.
Além de ameaçar o fornecimento de água às populações no futuro, a diminuição dos glaciares do Planalto do Tibete poderá provocar mais inundações e deslizamentos de terra na região.
Foto: eriktorner / Creative Commons