Investigadora da NOVA FCT recebe Bolsa ERC para recuperar técnicas de tingimento têxtil



A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT anuncia que a investigadora Paula Nabais, do Departamento de Conservação e Restauro (DCR) e membro integrado do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV), vai receber uma BOLSA ERC Starting no valor de €1,499,697 para aplicar no projeto SCARLET durante cinco anos, uma investigação que promete revolucionar o setor têxtil.

O projeto SCARLET consiste na investigação de técnicas de tingimento têxtil históricas, dos séculos XV a XVIII, e a recuperação de práticas tradicionais, incluindo a utilização de corantes naturais, para desenvolver soluções sustentáveis para o setor têxtil contemporâneo. O objetivo desta investigação, que combina o conhecimento histórico com a inovação científica, é reduzir a pegada ecológica da produção têxtil, promover a transformação sustentável do setor, e valorizar o património cultural europeu.

A primeira fase do projeto é o estudo aprofundado de receitas históricas de tingimento datadas dos séculos XV a XVIII, oriundas da Península Ibérica, Itália, Inglaterra e França. De seguida, estas receitas serão analisadas e reconstruídas para uma aplicação sustentável e prática. Entre as ferramentas a ser desenvolvidas, uma plataforma online disponibilizará as receitas históricas interpretadas para os métodos contemporâneos para capacitar a comunidade têxtil, desde empresas a artistas, explorando o potencial dos corantes naturais e das técnicas tradicionais.

Hoje, a indústria têxtil enfrenta desafios ambientais significativos. O projeto responde diretamente à lacuna do setor têxtil para seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da União Europeia, com a promoção de soluções naturais e um conjunto de aplicações sustentáveis que podem reduzir a dimensão da pegada ecológica da produção têxtil.

Em Portugal, o projeto irá centrar-se na aplicação e manipulação da cor em três tipos de lãs portuguesas – Merino, Bordaleira e Churra; o foco da investigação na lã portuguesa pretende valorizar um património português que, cada vez mais, é desvalorizado pela indústria têxtil. Em última análise, SCARLET aponta ainda para o objetivo de revitalizar o setor têxtil nacional, com a aposta na lã portuguesa.

“Este estudo recupera e valoriza conhecimento passado sobre os corantes naturais usados nos têxteis históricos. Ao unir ciência, história e arte, este projeto abre novas perspetivas para compreender o nosso património cultural e, ao mesmo tempo, oferece soluções sustentáveis para o futuro da comunidade têxtil. Recuperar receitas históricas para criar soluções sustentáveis no presente — é esta a missão do SCARLET”, explica Paula Nabais, investigadora da NOVA FCT, citada em comunicado.

Esta é a primeira Bolsa ERC da investigadora Paula Nabais, ex-aluna de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento da NOVA FCT, este último, em Conservação e Restauro do Património. As BOLSA ERC Starting são um financiamento destinado a jovens investigadores, que tenham obtido o seu doutoramento há 2 a 7 anos, com o objetivo de apoiar projetos de investigação inovadores. As bolsas são concedidas por um período de cinco anos e o financiamento é assegurado pela Comissão Europeia – Conselho Europeu de Investigação.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...