Levar saco próprio quando vai às compras pode alterar hábitos de consumo



Levar o seu próprio saco quando vai às compras pode ter uma grande influência naquilo que compra. A conclusão é de um estudo da Universidade de Harvard que analisou os talões de compra de vários consumidores da Califórnia, Estados Unidos.

Uma Karmarkar e Bryan Bollinger, autores do estudo, concluíram – através da análise dos recibos de compra – que os consumidores que levavam o seu próprio saco reutilizável tinham uma maior tendência para comprar produtos orgânicos. Mas também tinham uma maior probabilidade de comprar pequenas gulodices, como bolachas ou gelado.

Os resultados do estudo ainda não foram oficialmente publicados, mas numa entrevista recente à Harvard Business Review, Uma Karmarkar desvendou algumas das conclusões da investigação. Embora não seja muito surpreendente que o uso de sacos reutilizáveis se correlacione com uma maior preferência por produtos biológicos, é curioso ver que esta acção está também associada a uma indulgência.

“Os consumidores dão a si próprios uma recompensa. Na psicologia do consumidor, a palavra ‘licenciamento’ é a chave. Se eu me portar bem numa situação, tenho licença para me portar mal noutra não relacionada. Investigações semelhantes foram já feitas com os hábitos alimentares saudáveis. Se compro um refrigerante light recompenso-me com um hambúrguer”, explica a investigadora, cita o TreeHugger.

Os dados da investigação revelam que em alguns casos o mesmo consumidor fez escolhas de compra diferentes dependendo ou não se levou saco reutilizável. Ao que os dados indicam, levar um saco reutilizável pode ser um lembrete para os consumidores comprarem produtos mais sustentáveis. “Uma acção verde conduz a uma outra acção mais amiga do ambiente”, sublinha a investigadora.

Karmarkar acredita ainda que à medida que o uso de sacos reutilizáveis se tornar mais comum, quer seja através da própria cultura ou de proibições, a sua associação com a compra de recompensas alimentares desaparecerá.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...