Maior navio de cimento do mundo foi finalmente demolido (com FOTOS)
Não há limites para a insustentabilidade, mas a notícia que lhe passamos a contar atinge níveis inexplicáveis. Em 1974, em plena Revolução Cultural chinesa, a falta de aço no país levou as autoridades a construir um navio de cimento, o Gu Tian.
Na altura, o navio era o maior do mundo construído em cimento – e continuou a sê-lo, pesando 3.000 toneladas, mas não passou da primeira viagem. É que os responsáveis militares chineses concluíram que o navio precisaria de uma enorme quantidade de combustível para trabalhar, por isso ele foi deixado na margem do rio Mingjiang, em Fuzhou, capital da província de Fujian.
Hoje, quase 40 anos depois, terá sido completamente desmantelado, finalmente. Este processo iniciou-se em Novembro último e teve como pano de fundo a compra dos terrenos onde o Gu Tian é uma atracção turística há quatro décadas. No local nascerá um quarteirão de apartamentos.
O navio, que era também usado para os treinos do Fujian Ship Communications Vocational College, tinha 105 metros de comprimento, 14,6 metros de largura e oito metros de altura.