the growroom

Trazer a natureza e agricultura de volta às grandes cidades foi o ponto de partida para o projecto Grownroom, instalado nas ruas de Copenhaga. Numa parceria entre a Space 10 e a equipa de arquitectos Mads-Ulrik Husum & Sine Lindholm, surge uma horta urbana numa estrutura bastante diferente do habitual. Numa espécie de iglô em madeira crescem centenas de alimentos e plantas de forma sustentável, bem no centro da capital dinamarquesa.

O projecto foi inicialmente apresentado na CHART ART FAIR, uma iniciativa da cidade que dá a conhecer o que de melhor se faz no design nórdico. Segundo o Space 10, o Growroom foi criado para lançar o debate sobre como podemos trazer a natureza de volta aos espaços urbanos, plantar a nossa própria comida e enfrentar de forma sustentável a cada vez maior necessidade de alimentos à escala mundial.

O Growroom está recheado de parede a parede com vegetais e ervas comestíveis, com um pequeno espaço de reflecção mesmo no meio do iglô. Este é um espaço que explora como no futuro as cidades vão conseguir providenciar mais alimentos para as suas comunidades, a partir de um eco-sistema sustentável que dará produtos sazonais, frescos e de alta qualidade.

Para os criadores deste projecto esta não é apenas uma horta urbana, é também uma experiência sensorial. Desde o cheiro inebriante dos alimentos aos raios solares que entram pelas pequenas frechas, tudo nos seduz a entrar. “Estamos a convidar todos a entrarem neste pequeno paraíso verde, a cheirar e provar estas plantas e ervas, pois acreditamos que isso irá estimular a vontade de num futuro próximo plantarem os próprios alimentos”, conta com entusiasmo Cammilla Hjort, directora da Space10.