Nissan prepara versão low cost do Leaf
A Nissan está a preparar uma versão low cost do eléctrico Leaf, de acordo com a imprensa norte-americana. O novo carro será mais barato, prescindindo a Nissan de algum equipamento que está presente na versão normal do Leaf.
Segundo o site TMP, o novo Leaf começará a ser produzido em meados de Dezembro na fábrica de Smyrna, Tennessee. O carro perdeu os faróis com tecnologia LED na dianteira, que foram alterados por uns mais convencionais.
Por outro lado, as jantes de liga leve foram substituídas por embelezadores de rodas de plástico.
É no interior, porém, que as alterações serão mais visíveis. Os materiais utilizados parecem ser de menor qualidade e o ecrã central, embora tapado, será mais pequeno e com menos funcionalidades.
A versão low cost do Leaf deverá vir equipada com um carregador de 3,3 kW – contra os carregadores de 6,6 kW das versões normais. Ou seja, os carregamentos da versão mais barata serão, também, mais demorados.
Numa altura em que os consumidores se debatem com os altos preços dos veículos eléctricos, será interessante perceber como estes reagirão ao novo Leaf. Faltará saber também qual o seu preço.
Os últimos números de vendas de carros híbridos e eléctricos, no mercado norte-americano, dizem que estas não param de crescer, mas os dados ainda são insípidos e, de resto, o Leaf reduziu as suas vendas em Setembro de 2012, tendo em conta os valores homólogos.