O que é o ciclo urbano da água? (com VÍDEO)



Para o consumidor, tudo começa no momento em que ele abre a torneira e a água, potável, sai a grande pressão. No entanto, este é o culminar de um longo processo que envolve milhares de pessoas,em Portugal, que contribuem, de forma organizada e sistemática, para que este recurso natural indispensável à nossa sobrevivência chegue em condições ambientalmente seguras às nossas cozinhas e casas de banho.

Mas o ciclo urbano da água não começa aqui: o recurso natural tem de ser devolvido em segurança ao meio hídrico, o que é assegurado através de mais um demorado processo, desta vez nas ETAR.

A animação que pode ver abaixo foi desenvolvida pela Águas de Portugal (AdP) na sequência de pedidos de várias escolas, alunos e professores por um conteúdo multimédia que melhor explicasse o ciclo urbano da água. O Green Savers apresenta-a em exclusivo, assim como um passo-a-passo das principais etapas deste processo.

O CICLO URBANO DA ÁGUA

1.A água é captada nos rios, albufeiras ou lençóis de água subterrâneos;

2.A água captada é encaminhada para uma ETA (Estação de Tratamento de Água), onde passa por várias etapas que a tornam adequada para consumo humano. Ao longo de todo este processo, a qualidade da água é controlada através de milhares de análises laboratoriais;

3.A água tratada é transportada para os reservatórios e distribuída, através de condutas, até aos locais de consumo.

4.A água está imediatamente disponível, com qualidade e em quantidade, mal abrimos uma torneira.

5.Depois de usada, a água residual é encaminhada para um processo de tratamento, para que possa ser devolvida em segurança à natureza, sem poluir rios e mares.

6.Na ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), é separado o lixo que vem na água usada – são encontrados neste processo, habitualmente, cotonetes, cabelos, pensos ou restos de comida.

7.A água residual pode ser desinfectada e ser reutilizada para regas e lavagens. As lamas podem ser utilizadas para fertilizar os campos agrícolas.

8.Finalmente, a água está em condições de ser devolvida ao meio hídrico com qualidade e em segurança.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...