OASRS concorda com licenciamento de edifício para Largo do Rato

O edifício dos arquitectos Manuel Aires Mateus e Frederico Valsassina, no Largo do Rato, é importante para a regeneração da zona, pelo que a Ordem dos Arquitectos concorda com o licenciamento.

Green Savers

O Conselho Directivo Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) acredita que o licenciamento do edifício dos arquitectos Manuel Aires Mateus e Frederico Valsassina, no Largo do Rato, será importante para a regeneração daquela zona lisboeta e, por esse motivo, concordou com a decisão da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Para a OASRS, o Largo do Rato é, actualmente, um espaço “descaracterizado pelo nó viário complicado e agressivo que lhe serve de núcleo”. O projecto tem sido acompanhado pela Ordem, que, no dia 9 de Setembro de 2008, realizou mesmo um debate aberto ao público, nas suas instalações.

No final da iniciativa, na qual marcaram presença os arquitectos autores do projecto, ficou claro que as imagens divulgadas pela imprensa não correspondiam inteiramente à explicação dada, portanto a Ordem dos Arquitectos concorda com a CML no que toca ao seu licenciamento, até porque “os pareceres emitidos por equipas de técnicos especializados devem ser respeitados”.

A arquitectura, defende o organismo, não passa pela simples construção de edifícios, mas deve também resolver problemas de carácter urbano, económico e social, reflectindo ainda sobre a dinâmica das cidades, que devem servir e acolher os seus habitantes, e as novas realidades urbano-sociais. Através de uma visão multidisciplinar, as cidades devem ser revitalizadas, a partir de um equilíbrio justo entre recuperação e novas construções de edifícios, continuou a OASRS.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.