Os cães também são ciumentos
Como fieis escudeiros da humanidade há dezenas de milhares de anos, sempre por perto para nos alegar e confortar, quase se pode afirmar que os cães pouco mais têm para fazer do que nos agradar. Mas apesar de serem generosos na distribuição das suas afeições, os cães não gostam quando partilhamos os nossos afectos com outros animais que não eles.
Quem tem animais de estimação provavelmente já se apercebeu que os seus gatos ou cães, principalmente, ficam um pouco desanimados ou irritados quando outro animal está a receber atenção. Contudo, um novo estudo vem comprovar cientificamente este comportamento dos cães, descrevendo-o como ciúmes.
Até recentemente, pensava-se que este tipo de sentimentos era apenas experienciado pelos seres humanos, mas, segundo um novo estudo da Universidade da Califórnia, em San Diego, não é o caso.
Através de uma série de estudos, baseados nos testes para provar que os bebés são ciumentos, os investigadores observaram a forma como 36 cães reagiram quando os seus donos eram instruídos para os ignorar e dar atenção a outros animais, à televisão ou a um livro, refere o Dodo.
Os cães tinham uma maior propensão para intervir na interacção do seu dono com outro animal do que quando o dono estava ocupado com um livro ou com a televisão. Um terço dos cães observados tentaram mesmo bloquear os cães falsos utilizados no teste e um quarto tentou mesmo morder nos cães falsos, sinalizando que são totalmente ciumentos em relação a outros animais.
Foto: patchattack / Creative Commons