PUMA lança coleção sustentável “Day Zero”



A marca alemã PUMA já é conhecida pela sua estratégia de sustentabilidade no fabrico dos produtos. O principal objetivo para 2020 era que 90% dos materiais usados fossem sustentáveis, e foram várias as coleções que no passado cumpriram os requisitos para diminuir a pegada ambiental. Em 2019 foram poupados cerca de 200 milhões de duches, e em 2020 a marca continua a fazer história.

Aliando-se à escola de design Central Saint Martins, a PUMA explorou formas de tecnologias mais sustentáveis de fabrico têxtil para lançar a sua nova coleção. A “Day Zero” inspira-se na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde a escassez da água levou o governo a marcar um dia (o dia zero) para fechar as torneiras.

A marca usou a tecnologia de tingimento dope dye, que ao contrário do convencional utiliza menos água, energia e produtos químicos. Recorreu também à impressão digital de logótipos diretamente no tecido, reduzindo os desperdícios. Com estas medidas foi possível reduzir o consumo de água até 17,4%.

Além da fase de produção, as imagens da campanha publicitária foram trabalhadas digitalmente, contribuindo para um marketing mais sustentável. 

Em 2019 a PUMA conseguiu economizar 13 biliões de litros de água, ao usar o algodão da Better Cotton Initiative (BCI) em todos os seus produtos, continuando a fazê-lo nesta coleção.

Após este lançamento, a marca pretende continuar a utilizar estas técnicas mais sustentáveis em coleções futuras. 





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