Rohid, o refugiado afegão que escapou num bote e é hoje um dos melhores estudantes britânicos (com FOTOS)



Quando tinha três anos, Rohid Zamani e a sua família fugiram do Afeganistão para escapar ao terror do regime talibã. Treze anos depois – e uma década de aventuras – o jovem acaba de receber uma bolsa de €35 mil (R$ 90 mil) para estudar no respeitado Eton College, perto de Windsor, Reino Unido.

Rohid nasceu em Jalalabad, mas a vida da sua família era de constante instabilidade, com explosões diárias de bombas e um estado de pré-guerra civil no início do milénio. Quando a sua mãe quase morreu devido a um bombardeamento, o pai de Rohid decidiu arriscar tudo e fugir do país com a sua mulher e os dois filhos.

A viagem, de 5.600 quilómetros, tinha como destino a Inglaterra, mas a passagem pela Rússia ficou marcada por condições extremas, que incluíram a passagem de rios com botes de borracha com furos. “Estávamos com muito medo. Depois desse episódio tivemos que esperar por um homem, numa carrinha, mas a carrinha avariou na floresta”, explicou o agora adolescente à imprensa britânica.

Rodeados de cães e lobos na floresta russa, a família chegou inclusive a separar-se por breves momentos.

Chegados a Hull, no Reino Unido, nenhum membro da família falava inglês. Ainda assim, Rohid adaptou-se bem à nova realidade e começou a receber boas notas e, inclusive, a receber elogios como jogador de rugby e atleta.

Quando a sua escola sugeriu que ele se inscrevesse para uma bolsa de estudo em Eton, o jovem foi ultrapassando etapas e acabou por ser um dos poucos a participar no processo de entrevistas, que durou quatro dias.

“Felizmente fui escolhido, por isso acho que correu bem”, revelou Rohid.

Em Setembro, o jovem afegão estudará matemática, biologia, química e físicas em Eton. O seu pai é agora motorista, mas a família não gastará um único cêntimo com a educação do seu filho – a bolsa cobrirá todas as despesas.

“Não me surpreende que ele esteja a fazer estas coisas, porque ele sempre teve a visão do que queria fazer da vida”, explicou Brian Roberts, o seu antigo director da escola primária – e a quem Rohid ligou quando, com apenas dez anos, a família se mudou para Birmingham. O jovem convenceu-os, depois, a regressarem a Hull.

Rohid, que foi um dos seis jovens a receber a bolsa de estudo de Eton, é a prova que a vida nos reserva muitas surpresas, algumas delas fantásticas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...