Rússia: polícia siberiana quer utilizar renas para combater o crime
Os grandes nevões e temperaturas negativas, na ordem dos -30 graus Celsius, não são o suficiente para travar os criminosos no norte da Rússia. A polícia siberiana quer manter a ordem na região mas argumenta que as motas de neve não suficientes para tal. Assim, a polícia da Sibéria quer trocar as motas por renas.
A polícia argumenta que os animais são mais fiáveis que as máquinas e conseguem correr mais depressa que as motas na neve profunda graças aos seus cascos adaptáveis. Algumas áreas da região árctica da Sibéria são apenas acessíveis através das renas. A imprensa siberiana noticia que um gang de indígenas está a utilizar estes animais para escapar rapidamente dos locais dos crimes, deixando os trenós e a polícia pelo caminho. De 163 crimes – principalmente zaragatas entre bêbedos, roubos e actos de vandalismo – que ocorreram no município de Yamalsky, no oeste da Sibéria, 127 foram cometidos pelas minorias indígenas.
Em declarações aos jornais da região, escreve o Daily Mail, a polícia afirma que as suas motas de neve podem avariar e ficar sem combustível, o que não acontece com as renas. As forças policiais acreditam que os animais vão trazer vantagens no policiamento de áreas remotas e há já dois anos que pedem às instâncias superiores para “recrutar” renas.
Os cascos das renas são únicos porque se conseguem adaptar às condições meteorológicas sazonais. No verão, quando o terreno é mais macio, os fundos dos cascos das renas funcionam como esponjas para fornecer tracção. No inverno, as extremidades dos cascos ficam salientes, o que lhes permite perfurar o gelo e evitar que escorreguem. Durante o inverno, as renas chegam mesmo a utilizar os cascos para escavarem as profundas camadas de neve para procurarem um dos seus alimentos favoritos: líquenes.
Adicionalmente, a visão das renas é também bastante melhor que as luzes dos trenós pois os animais conseguem ver luzes ultravioletas. A neve reflecte cerca de 90% dos raios UV e esta capacidade de visão ajuda os animais e verem claramente com pouca luz e em ambientes muito brancos, onde os objectos se confundem com a paisagem.
Foto: Cmphoto4 / Creative Commons