Um novo olhar para a rua de sempre
Ver um eléctrico em movimento é quase uma miragem nos dias que correm, excepção feita para Lisboa, onde por becos e ruelas ainda passa este meio de transporte que desliza em carris. Em Vilnius, capital da Lituânia, é cenário é idêntico, ainda com alguns exemplares em circulação a dar carácter a cidade.
Um destes eléctricos de Vilnus passou recentemente por uma alteração no âmbito da 4ª edição de Festival de Arte Urbana da cidade, organizado pelo Studio Vieta. Inspirado pelo zumbido lento do eléctrico e pela estética branca e vermelha, o artista Liudas Parulskis pegou num destes veículos e transformou-o numa obra de arte que, como se vê na fotografia, se funde por completo com a cidade.
Vilnus é uma cidade construída a partir de várias camadas culturais, onde se misturam visões subjectivas e algo tradicionais com um renascer mais urbano. O trabalho de Liudas Parulskis vem quebrar a normalidade, surpreendendo o público ao contar a cidade de um ponto de vista inesperado, mas que num segundo olhar percebemos sempre esteve ali, bem perto.
Vanishing Trolleybus é assim uma metáfora para a cidade. Nas laterais do eléctrico foi colocada uma fotografia em perspectiva que, ao passar na intersecção da Rua Tumo Vaizganto com a Avenida Gediminas, ganha nova alma numa fusão perfeita entre edifícios, veículo e arte.
Fotos: Tautvydas Stukas
[nggallery id=3289 template=greensavers]