Vamos reduzir o consumo do plástico lá em casa?



O nosso planeta está a afogar-se em plástico. 91% dos plásticos em todo o mundo não são reciclados e todos os anos chegam aos oceanos 8 milhões de toneladas destes detritos, que depois demoram 500 anos a decompor-se totalmente. Entretanto, contaminam a água, matam animais e causam problemas nos ecossistemas. E mesmo que não se interesse com o meio ambiente nem com os animais, pense nisto: todo este plástico vai parar à sua mesa. Os vários estudos que têm sido feitos mostram que o sal, os peixes, tudo está contaminado com plástico.

Apesar de vários países estarem a implementar medidas para combater este flagelo, a verdade é que também passa por nós fazer alguma coisa. E essa alguma coisa pode simplesmente ser por mudar alguns hábitos lá em casa.

Deixamos-lhe aqui algumas dicas sobre o que pode fazer.

 

Saco do pão
Os nossos avós eram campeões da sustentabilidade porque reutilizavam. O saco do pão é um excelente exemplo que, infelizmente, se foi perdendo com a modernidade. Se, como nós, lhe faz impressão ver pão embrulhado em plástico, compre um saco de algodão para o pão e leve-o às compras.

A Akto vende sacos de algodão que podem ser usados nas suas compras, não só no pão mas também em fruta avulso. Além de estar a ajudar o planeta, está a ajudar a democracia e os direitos humanos, dado que a Akto trabalha nesta área.

 

Sabonete
Um dos grandes problemas do gel de banho é que, por ser mais volumoso que o sabonete, pesa mais e contribui com mais emissões de CO2 no seu transporte. Por outro lado, vem em embalagens de plástico e o plástico é um problema para o planeta. Que tal voltar a usar o bom e tradicional sabonete? Dura tanto ou mais quanto um litro de gel de banho e poupa-se na embalagem – que, muitas vezes, é um simples embrulho de papel. E o sabonete é muito mais barato que o gel de duche. Qualquer sabonete serve para esta mudança que lhe propomos, mas se quiser apoiar uma marca portuguesa, a Bio4natural usa ingredientes 100% naturais e é produzida em Portugal.

 

Escova de dentes
Os dentistas recomendam que troquemos de escovas de dentes a cada três meses, por uma questão de higiene. Que tal deixar de usar uma escova de plástico e optar por uma de bambu, um material sustentável e biodegradável? The Bam&Boo é uma empresa portuguesa que vende escovas de bambu por assinatura. Ou seja, a empresa envia-lhe a cada três meses uma escova nova por um preço fixo, e pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento. Uma opção portuguesa e sustentável.

 

Celofane? Troque por cera de abelha
O celofane é prático para tapar recipientes e guardar aquele resto de comida que sobrou do almoço ou do jantar. Mas o celofane é péssimo para o ambiente dado que não é normalmente reciclado. Uma opção para não desperdiçar comida é trocar o celofane por embrulho de cera de abelha. Existem vários tamanhos e variedades à venda, e apesar de um pouco mais caro que o celofane tradicional, a versão em cera de abelha é reutilizável, lavável e dura até um ano.

 

Que outros produtos usa lá em casa para reduzir o plástico? Envie-nos as suas ideias para info@greensavers.pt.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...