Vou estar de olho em ti, açúcar!



As palavras “caldo de cana evaporado” dizem-lhe alguma coisa? E se lhe dissermos que aparecem escritas em todos os rótulos nutricionais? Já ajuda? Pois, estas palavrinhas mágicas estão em todos os pacotes de bolachas, cereais, sumos, basicamente em todos os alimentos processados com sabor adocicado. Mas muito em breve elas podem desaparecer dos rótulos das suas guloseimas preferidas.

A FDA (Food and Drug Administration), organismo que controla o sector da alimentação nos EUA, veio recomendar que “caldo de cana evaporado” passa a ser apenas “açúcar”. Assim, simples. Num longo documento, a FDA argumenta que para o comum dos mortais “caldo de cana evaporado” significa muito pouco, mas que vendo bem as coisas, na sua essência é açúcar.

A organização alerta os consumidores mais desatentos que, por receberem informação um tanto ou quanto falsa, andam há meses a comer aquelas bolachas com cereais tão saudáveis, mas que afinal estão carregadinhas de açúcar.

E esta recomendação tem impacto real na forma como os produtos que comemos são produzidos, embalados e etiquetados. A partir de agora, o mercado alimentar não pode disfarçar os reais ingredientes de um produto, tendo que estar tudo bem explicito. E, convenhamos, ter açúcar estampado nas embalagens afasta os consumidores.

Mas se a industria alimentar está constantemente em busca de novas formas para disfarçar o açúcar, dando-lhe nomes impossíveis de pronunciar, como saber onde se esconde o malvado?

Nós ajudamos com uma lista de aditivos açucarados que, de certeza, vai encontrar nos rótulos de alguns dos seus produtos preferidos:

  • Maltodextrina- Tal como acontece com a cana de açúcar, este ingrediente é derivado de plantas e é um poderoso adoçante. Pode ser encontrado em bebidas energéticas.
  •  Frutose de xarope de milho- É já usado em 40% dos produtos com adoçantes adicionados nos alimentos feitos nos E.UA. Começou por ser usado para adocicar os refrigerantes, mas já é usado em cereais e até em carne.
  • Outros xaropes e néctares – Mel, néctar de ágave, todos vendidos ao consumidor como alternativas mais saudáveis, em oposição às opções mais processadas, mas que no fundo também são açúcar.

 

Foto: Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...