Zambujeira do Mar perde Bandeira Azul



A praia de Zambujeira do Mar, no sudoeste alentejano, perdeu há dias a Bandeira Azul, na sequência do deficiente funcionamento da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) que serve a sua freguesia balnear.

De acordo com a operadora portuguesa da Associação Bandeira Azul da Europa, Catarina Gonçalves, a decisão de retirar a bandeira azul à praia alentejana teve como pano de fundo o mau funcionamento da ETAR, uma vez que, para ter este galardão, “não pode haver qualquer tipo de descarga”.

Ainda assim, a qualidade da água balnear é boa, por isso não está interdita a banhos. “[Ter uma ETAR a poucas centenas de metros de uma zona balnear] é um problema que se arrasta há alguns anos”, revelou Catarina Gonçalves.

Depois de ser tratado, o efluente segue para jusante da praia e atravessa o seu areal, servindo de piscina natural, sobretudo para as crianças.

Ao Público, João da Silva Costa, administrador delegado da Águas do Alentejo Sul disse que, depois de devidamente depurado, o efluente saído da ETAR “não é água de banho”.

Já o presidente da câmara de Odemira, José Manuel Guerreiro, confirmou que houve um “funcionamento deficiente” no controlo da efluente à saída da ETAR, mas a situação “já estará normalizada”.

Em 2011, Portugal já teve 285 praias com bandeira azul. A 4 de Agosto último, porém, 20 destas já tinham sido retiradas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...