10 frutas de Verão refrescantes



Chegou finalmente o calor e, com ele, a época das frutas refrescantes com vitaminas, minerais e antioxidantes. De acordo com os princípios da agricultura biológica, a apanha da fruta deve respeitar o ciclo natural da sua produção, uma vez que, quando colhidas na época certa, as frutas fornecem os nutrientes necessários ao organismo nessa época. Paralelamente, eles ainda preservam os solos e a diversidade vegetal.

“As frutas de Verão podem ser utilizadas em receitas criativas que satisfazem o apetite guloso sem se recorrer a uma sobremesa hipercalórica. As alternativas podem passar por uma barra de cereais com framboesas, um crumble de mirtilo ou um iogurte com granola e alperce”, explica o gestor da rede de produtos biológicos Brio, Miguel Monteiro.

Conheça 10 das frutas que mais poderão refrescar o seu Verão.


Alperce – Fonte de fibra, betacarotena (provitamina A) e vitamina C, o alperce é um alimento que reduz o nível do colesterol. É um bom ingrediente para confecionar todo o tipo de doces.

Ameixa Vermelha – Fruto rico em potássio, vitamina A e E. O teor de açúcar da ameixa varia consoante a variedade (existem centenas). A ameixa, como fruto seco, é ainda mais energética. É uma boa opção para sobremesas, bolos e compotas.

Cereja – Fruto rico em antioxidantes e com um bom teor em fibra, cálcio, ferro e vitamina A, B e C. Por conter muita água, a cereja é diurética e por conter muita fibra, contribui para o bom funcionamento do intestino. Combina com chocolate e é ótima para usar em tartes, gratinados ou com carne de caça ou aves.

Figo – Fonte de fibras e potássio, o figo é um fruto altamente energético por ser rico em açúcar. O figo seco é uma boa fonte de cálcio. Por ser muito doce, combina bem com ingredientes salgados e pode compor saborosas entradas.

Framboesa
– É um dos alimentos de origem vegetal com mais alto teor de fibras. Fonte de vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, ferro, a framboesa é também rica em antioxidantes. É ótima para ser consumida ao natural, em sobremesas, em bebidas ou num molho para acompanhar carne.

Melão e Meloa – Frutas ricas em água e, por isso, muito hidratantes. Apesar do sabor doce, o melão e a meloa são pobres em açúcar. São também uma fonte de vitamina C, provitamina A, potássio, magnésio, fibra, têm um baixo valor energético e ajudam a regular o apetite. Consome-se ao natural, com presunto e também em sumos, gelados e compotas.

Melancia – Esta fruta pertence à família do melão, da abóbora e pepino. O seu valor calórico é muito reduzido porque o principal componente da melancia é a água. Contém vitamina A, B6 e C e o seu mineral mais rico é o magnésio. Ao contrário da maioria dos frutos, é pobre em açúcares e uma excelente fruta para ser consumida ao natural.

Mirtilo – Esta baga está no topo dos frutos antioxidantes. O mirtilo é também uma excelente fonte de fibra, vitamina C e K. Estas propriedades nutricionais conferem-lhe um poder de antienvelhecimento. O mirtilo é muito versátil, combina quer com sobremesas como com pratos de caça, saladas, batidos, chás e licores.

Morango
– Fruta pouco calórica, os morangos contém vitamina C e B9 e alguns minerais, como o ferro e o potássio. As sementes estimulam o trânsito intestinal. Os morangos são um excelente ingrediente para muitas receitas doces e também saladas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...