Avião entre Lisboa e Porto polui cinco a nove vezes mais que comboio ou autocarro
A gigantesca ponte aérea entre Lisboa e Porto assegurada pela TAP a partir de ontem contribuirá de forma intensiva para as emissões de gases com efeito de estufa nas ligações entre estas duas cidades, se compararmos com as ligações de comboio ou autocarro.
Segundo uma contabilização detalhada, efectuada pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, das emissões de dióxido de carbono associadas aos diferentes modos de transporte no trajecto entre as duas cidades, a viagem de avião entre Lisboa e Portugal polui cinco a nove vezes mais que o comboio ou autocarro.
Assim, e se quisermos ajudar a combater as alterações climáticas, deve-se esquecer o avião entre Lisboa e Porto. Quanto muito, devemos ir de carro eléctrico ou optar pelo autocarro ou comboio. Recorde-se que a TAP vai passar a ter 18 ligações diária em cada sentido, com partidas de hora a hora.
Na verdade, e de acordo com os dados mais recentes, o sector dos transportes foi o que apresentou o maior aumento de emissões entre 1990 e 2013 (quase 40%), ao contrário dos processos industriais ou da produção de electricidade, que decresceram as suas emissões ao longo do mesmo período. “Importa por isso alertar para a necessidade da escolha ambiental mais correcta numa viagem comum, como seja Lisboa – Porto, onde existem várias alternativas de transporte”, adverte a associações.
A maior emissão de dióxido de carbono por pessoa tem lugar no trajecto Lisboa-Porto quando efectuado de automóvel apenas com o condutor. Segue-se as emissões num avião a jato de maiores dimensões, como é o caso da ligação aérea assegurada pela Ryanair, seguida pela ligação da TAP Express garantida por aviões a turbopropulsor e de menores dimensões.
O comboio e o autocarro têm emissões semelhantes e são a escolha preferencial para o trajecto em causa, sendo que, entre comboios, o Alfa Pendular tem emissões de CO2 ligeiramente mais elevadas. A partilha do automóvel a gasóleo será sempre favorável, mas mesmo assim com um veículo de cinco lugares cheio, as emissões são aproximadamente o dobro das do comboio ou do autocarro. Um automóvel eléctrico de cinco lugares cheio é o que assegura menores emissões, com apenas 1,2 kg de dióxido de carbono por pessoa.
Modo de transporte | kg de CO2 por pessoa | |
Automóvel gasóleo | 1 pessoa | 50,2 |
Avião Boeing 737-800 (Ryanair) | 36,1 | |
Avião AT72 (TAP Express) | 27,5 | |
Automóvel gasóleo | 2 pessoas | 25,1 |
Automóvel gasóleo | 3 pessoas | 16,7 |
Automóvel gasóleo | 4 pessoas | 12,6 |
Automóvel gasóleo | 5 pessoas | 10,0 |
Automóvel eléctrico | 1 pessoa | 6,1 |
Comboio AlfaPendular | 5,5 | |
Autocarro | 4,6 | |
Comboio Intercidades | 3,8 | |
Automóvel eléctrico | 2 pessoas | 3,1 |
Automóvel eléctrico | 3 pessoas | 2,0 |
Automóvel eléctrico | 4 pessoas | 1,5 |
Automóvel eléctrico | 5 pessoas | 1,2 |
Segundo a associação Zero, em todos os cálculos, excepto no caso do automóvel, foi considerada a ocupação máxima possível, dado que não existem dados históricos da ocupação para vários dos modos de transporte considerados.
Modo de transporte | Detalhes principais dos cálculos |
Avião, Ryanair, Boeing 737-800 | Consumo de combustível de aviação para o modelo em causa de acordo com a metodologia de cálculo de emissões recomendada pela Agência Europeia do ambiente (CORINAIR) considerando as fases de descolagem, cruzeiro e aterragem; fator de emissão de CO2 por litro de combustível do Reino Unido; capacidade máxima de 189 passageiros; distância direta de 280 km |
Avião, TAP Express, AT72 | Consumo de combustível de aviação para o modelo em causa de acordo com a metodologia de cálculo de emissões recomendada pela Agência Europeia do ambiente (CORINAIR) considerando as fases de descolagem, cruzeiro e aterragem; fator de emissão de CO2 por litro de combustível do Reino Unido; capacidade máxima de 70 passageiros; distância direta de 280 km |
Comboio, CP Intercidades | Consumo de 3794 kWh para o total do trajecto (fonte: CP); emissões específicas de CO2 por kWh calculadas dos dados médios dos fornecedores de eletricidade a empresas publicadas pela ERSE para 2014; considerado valor médio de carruagens no trajeto com capacidade máxima de 350 passageiros |
Comboio, CP AlfaPendular | Consumo de 4702 kWh para o total do trajecto (fonte: CP); emissões específicas de CO2 por kWh calculadas dos dados médios dos fornecedores de eletricidade a empresas publicadas pela ERSE para 2014; considerado valor médio de carruagens no trajeto com capacidade máxima de 301 passageiros |
Autocarro | Considerado autocarro com especificações modernas utilizado pela RedeExpressos com capacidade para 55 passageiros e consumo de 27,5 litros aos 100 km |
Automóvel | Cálculo das emissões baseado no modelo COPERT 4 para um veículo EURO 4 a 120 km/h usando gasóleo como combustível; distância de 314 km |
Automóvel eléctrico | Consumo de 50 kWh para um veículo compacto a uma velocidade de 120 km/h; emissões específicas de CO2 por kWh publicadas pela ERSE para 2014 para o segmento EDP Universal |
Foto: Mark Harkin / Creative Commons