Mais de 90% da população mundial respira ar poluído
A Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu, no seu último relatório, que mais de 90% da população do planeta respira ar de má qualidade. A novidade é que tamanha percentagem significa que já não são apenas os habitantes das cidades a ser afectados pela poluição.
No seu relatório “Ambient ir pollution: a global assessement of exposure and burden os disease”, divulgado esta semana, a OMS alerta para a necessidade de conter estes índices de poluição, “responsáveis pela morte de mais de seis milhões de pessoas por ano”.
A novidade deste relatório é que a má qualidade do ar detecta-se não só nas cidades, mas também na área rural. Os países mais poluídos são os mais pobres, conforme salienta o órgão para a saúde da ONU, mas a poluição afecta praticamente todos os países do mundo e todas as classes sociais.
O relatório foi feito a partir de dados recolhidos em mais de 3 mil cidades do mundo. Nalguns países as medições da concentração de substâncias perigosas no ar tiveram e ser feitas por estimativa.
Foto: way2time / Creative Commons