Bridgestone adapta novos processos sustentáveis na sua produção
A Bridgestone EMIA, empresa de pneus, atingiu resultados positivos com os novos processos sustentáveis implementados em 2020. As soluções sustentáveis inovadoras que disponibiliza são o negócio de Equipamentos de Origem (EO) e a Moldagem Virtual de Pneus.
No ano anterior, forneceu mais de 80 equipamentos de EO a 13 fabricantes de automóveis, em mais de 30 modelos de veículos diferentes. No mesmo contexto, 30% dos equipamentos foram projetados exclusivamente para veículos elétricos.
Por outro lado, através da tecnologia de modelagem virtual, reduziu o número de protótipos físicos de pneus e o volume geral de matérias-primas usadas nos testes. Foram utilizados menos 20% de pneus experimentais na fase de desenvolvimento, e a distância dos seus testes de frota para EO reduziu em 25%.
Em simultâneo, devido à tecnologia ENLITEN, as matérias-primas usadas por produto diminuíram, pelo que houve uma diminuição média na massa de 10% de todos os pneus EO de verão e all-season.
Steven De Bock, Vice-Presidente da Bridgestone EMIA da área de Produtos de Consumo de Reposição e EO, afirma “Estamos a ultrapassar os limites do que é possível em engenharia para entregar novos produtos de ponta que são desenvolvidos de maneiras mais sustentáveis para oferecer um desempenho cada vez mais sustentável. É fantástico termos conseguido trabalhar em parceria com os principais fabricantes de automóveis do mundo para atender às nossas metas ambientais coletivas e moldar um futuro mais sustentável de mobilidade”.