Campanha “Pilhas e lâmpadas por alimentos” atingiu valor máximo durante a pandemia
A campanha de sensibilização para a reciclagem “Pilhas e lâmpadas por alimentos”, uma iniciativa do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, permitiu a recolha de cerca de 10 mil quilos de pilhas e lâmpadas usadas, durante a pandemia, que foram convertidos num apoio monetário de 8.900 euros, o valor mais alto alcançado até agora nesta campanha.
O Lidl também se associou este ano à campanha do Electrão “Pilhas e lâmpadas por alimentos”. Contribuiu com 3911 quilos de pilhas e baterias, o que aproximou o total nacional recolhido (9588 quilos) das 10 toneladas necessárias para assegurar os prémios mais elevados.
Face ao volume atingido nesta terceira edição, que decorreu entre 2019 e 2020, foi garantido o prémio mais alto previsto na iniciativa, já que os vencedores são recompensados de acordo com o resultado global da campanha.
Na primeira edição de 2017 os resultados só tinham permitido que se alcançasse o prémio intermédio, no valor global de 7500 euros, tal como voltou a acontecer em 2018.
O valor atribuído pelo Electrão aos Bancos Alimentares, que será canalizado para a compra de géneros alimentícios a distribuir pelas famílias mais carenciadas, será partilhado com as instituições parceiras que também contribuíram para esse resultado.
“Registar um recorde na recolha de pilhas e lâmpadas usadas numa época de tão grandes constrangimentos é notável. Nesta campanha o gesto consciente de cada um dos cidadãos, que depositou correctamente os seus resíduos assegurando a sua descontaminação e reciclagem, foi colocado ao serviço de uma nobre causa”, congratula-se o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.
“Ajudar quem mais precisa, sobretudo numa época de grandes constrangimentos sociais e económicos como a que atravessamos, resultante da pandemia, tem sido apanágio do Lidl Portugal. Fazemo-lo de diversas formas e a adesão a esta campanha, que permite, em simultâneo, sensibilizar a população para a correcta utilização de resíduos, foi muito importante, pelo seu duplo impacto, social e ambiental, o que nos deixa muito orgulhosos”, sublinha a Directora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, Vanessa Romeu.
“A campanha Pilhas e Lâmpadas por alimentos é muito importante pois permite sensibilizar a sociedade em geral para a atenção aos resíduos oferecendo uma solução de operacionalização da entrega dos mesmos que alia uma causa social relevante. Para a ENTRAJUDA esta dupla vertente ambiental e social é um dos factores de sucesso desta iniciativa do Electrão na qual nos empenhamos numa parceria que gera muito impacto”, refere a presidente da ENTRAJUDA, Isabel Jonet.
BANCO ALIMENTAR DO FUNCHAL É O GRANDE VENCEDOR
O Banco Alimentar do Funchal recolheu 1703 quilos de pilhas e lâmpadas usadas, o que lhe permitiu receber o prémio mais elevado de 2500 euros. Os restantes bancos alimentares aderentes receberam um prémio de 200 euros, com excepção de Portalegre e Cova da Beira, que não chegaram a recolher o mínimo de 100 quilos durante a campanha.
A Entreajuda recebeu um prémio de cinco mil euros, em consonância com o resultado global, tal como previsto no regulamento.
A campanha é dirigida aos Bancos Alimentares de todo o país e às Instituições Particulares de Solidariedade Social que são por estes apoiadas com o objectivo de incentivar a entrega de pilhas e lâmpadas para reciclagem.
Banco Alimentar |
Lâmpadas (Kg) |
RPA(Kg) |
Total |
Prémios (€) |
BA Funchal |
305 |
1398 |
1703 |
2500 |
BA Lisboa |
1069 |
1069 |
200 |
|
BA Setúbal |
800 |
800 |
200 |
|
BA Terceira |
750 |
750 |
200 |
|
BA Porto |
160 |
480 |
640 |
200 |
BA Viana do Castelo |
300 |
300 |
200 |
|
BA Algarve |
211 |
211 |
200 |
|
BA Aveiro |
11 |
109 |
120 |
200 |
BA Portalegre |
64 |
64 |
– |
|
BA Cova da Beira |
22 |
22 |
– |
|
Entreajuda |
|
|
|
5000 |
Total |
476 |
5203 |
5678 |
8900 |