River’Tri, o primeiro centro de reciclagem fluvial da Europa



A cidade de Lyon, uma das maiores de França, tem apenas dois centros de recolha de resíduos no centro da cidade. Para satisfazer esta necessidade, criou um centro flutuante no coração da cidade. A instalação demora 30 minutos, onde os cidadãos podem deixar os objetos volumosos todos os sábados em vez de o fazerem na rua. Com ele, cinco mil utilizadores são servidos todos os anos e o River’Tri recolhe 300 toneladas de resíduos por ano.

Este projecto começou em 2016, com uma experiência por dois anos, com um orçamento de 1,8 milhões de euros, dos quais 36,7% é financiado pela Política de Coesão Europeia. “A vantagem deste serviço, que está mais próximo dos habitantes, é que as pessoas podem vir a pé ou de bicicleta. Estamos a ajudar a limitar os gases com efeito de estufa e especialmente a poluição atmosférica. As pessoas não têm de conduzir um carro a diesel ou qualquer outra coisa para chegarem ao depósito”, explica Emeline Baume, vice-presidente da metrópole de Lyon, ao canal Euronews.

Depois, todos os sábados, o River’Tri solta as amarras às 17h50, e a população de Lyon pode voltar a usar esta parte do cais para outras coisas. Cerca de cinco quilómetros a jusante, os velhos objetos são colocados em contentores e entram nos canais de reciclagem.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...