Está manhã “a terra treme”. Sabe o que deve fazer?
Esta manhã, realiza-se em Portugal o exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”. Promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), esta atividade pretende informar os cidadãos acerca de como devem proceder caso ocorra um sismo, a fim de garantir a sua segurança.
A simulação é simples, tem início pelas 11:05 horas e tem a duração de um minuto. Todos os participantes – que já se inscreveram ou que tencionam ainda inscrever-se – devem executar os três gestos baixar, proteger e aguardar. Para uma melhor preparação, a ANEPC preparou também uma lista com os sete passos essenciais, que se devem adotar antes, durante e depois de um sismo. Estas regras passam pela identificação e resolução dos riscos da própria habitação, da organização de um plano de emergência e da ação de medidas que assegurem a segurança de todos.
“Não conseguimos evitar um sismo, mas conseguimos ter os comportamentos que nos permitem ter maior segurança em caso de sismo”, afirma Duarte da Costa, Presidente da ANEPC. “É um exercício importante pois permite-nos a nós treinar os nossos gestos, permite-nos a nós sensibilizar os outros para estes gestos que são importantes”.
Em 2020, o exercício contou com a participação de mais de 70 mil organismos públicos e empresas, 278 mil da comunidade escolar e 9 mil particulares.