Filipinas: descobertas 40 novas espécies de formigas (com FOTO)



Quarenta novas espécies de formigas foram descobertas nos últimos meses nas Filipinas, de acordo com o investigador David General, que coordena uma equipa que, desde 2009, recolhe informação sobre este insecto.

Estas espécies, até aqui desconhecidas, representam 11 diferentes géneros, a classificação taxonómica acima de espécie. Com estas novas descobertas, o número de novos géneros descobertos no País sobe para os 92, quase um terço do total conhecido no mundo.

Na verdade, as Filipinas têm sido terreno fértil para novas descobertas de formigas. Madagáscar, conhecido pela sua biodiversidade, tem metade dos géneros descobertos no País latino-americano.

A descoberta foi publicada no jornal Zookeys, apenas das espécies ainda não terem ainda sido nomeadas.

Segundo explicou General ao OurAmazingPlanet, as diferenças entre os novos géneros são muito subtis e, provavelmente, passarão despercebidas a um não especialista em formigas. Ainda assim, o investigador destaca uma formiga com uma boca “única”, com mandíbulas que se estendem nas hastes. “As formigas usam as mandíbulas como mãos para manipular o seu ambiente, por isso isto é uma adaptação importante”, explicou General.

Apesar da grande biodiversidade das cerca de 7.100 ilhas que compõem as Filipinas, muitas delas desabitadas, ainda haverá várias espécies de formigas por descobrir. Por outro lado, a desflorestação sem precedentes significa que há dezenas de espécies que se tornam extintas antes mesmo de terem sido descobertas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...