O que precisa de saber para criar um jardim no seu apartamento



Viver num apartamento é uma ótima forma de se colocar no centro da atividade. Também ajuda o ambiente se conseguir deslocar-se sem carro, e várias habitações num só edifício fazem melhor ao Planeta do que casas individuais. No entanto, existem algumas desvantagens distintas de viver num apartamento, nomeadamente, os desafios de cultivar a sua própria comida.

Embora a jardinagem em apartamentos possa não ser tradicional, está longe de ser impossível. De facto, há muitas formas de promover plantas numa pequena unidade habitacional. Claro que não verá canteiros elevados ou parcelas de cultivo dentro da sua casa, mas ficará surpreendido com o quanto pode realmente crescer dentro das suas paredes, escreve o “Inhabitat”.

Iluminação

Segundo o site, a jardinagem interior requer luz natural ou luz artificial. Quase todas as plantas de jardim gostam de luz. É a questão principal da jardinagem de interior de qualquer tipo. Se a sua casa recebe luz copiosa, colocar plantas perto da janela pode ser suficiente.

Para casas em climas quentes, qualquer divisão pode tornar-se uma sala de sol onde as plantas prosperam. Se lhe faltar luz solar e calor, terá de investir no aumento das luzes. Estas são facilmente encontradas online ou numa loja de artigos de jardim. Há inúmeras maneiras de as instalar também. Basicamente, só precisa de assegurar que cada planta receba luz adequada. Ponha as suas luzes num temporizador para que haja consistência.

Água

É claro que as suas plantas também precisarão de água. Coloque-as num sistema de gotejamento com um temporizador ou controle de perto a rega manual.

Escolher cuidadosamente as plantas

Não há necessidade de lutar contra a natureza com plantas que não se saiam bem no seu ambiente. Em vez disso, escolha vegetais e ervas adequadas às condições dentro da sua casa. Obviamente, essas condições não são naturais, mas as plantas saem-se muito bem com um pouco de convencimento.

Microverdes

Comece com um tabuleiro de microverdes. São incrivelmente nutritivas, mas têm um custo muito elevado na loja, por isso cultivem as vossas por menos. Para começar, coloque uma ou duas polegadas de terra de vaso rica em nutrientes no fundo de latas de tarte velhas, bandejas de plantas, recipientes para levar para fora ou uma caixa de madeira rasa. Colocar suavemente as sementes sobre a terra e polvilhar uma fina camada de terra sobre a parte superior. Mantenha a sua terra húmida, misturando-a várias vezes ao dia até brotarem. Coloque-as perto da luz natural ou artificial durante várias horas por dia.

As microverdes crescem muito rapidamente, pelo que deve vê-las partir a superfície numa semana a 10 dias. Apare as suas microverdes à medida que as utiliza. No entanto, terá de colhê-las e replantá-las, uma vez que não voltam a crescer.

Sistemas comerciais para jardins

A forma mais fácil de cultivar plantas de jardim é comprando um dos muitos sistemas de jardim pré-fabricados existentes no mercado.

Estes sistemas variam em tamanho e características. Alguns são especificamente para ervas aromáticas ou microverdes. Outros permitem cultivar plantas maiores como feijão verde e ervilhas. O que todas elas têm em comum é um sistema de rega das plantas. Isto pode ser conseguido através de um sistema de capilaridade que atrai água para as plantas, ou pode ser alimentado para regar as plantas de acordo com um horário.

Existem inúmeras opções, pelo que se pode encontrar um sistema de jardim que se eleva ao muro, se senta no parapeito da janela ou cresce num armário. Alguns requerem terra e alguns sistemas hidropónicos não.

Restrições de espaço

Se está a construir o seu próprio jardim ou a procurar colocar um sistema, trabalhe à volta do seu pequeno espaço colocando jardineiras em balcões, estantes, prateleiras de parede, peitoris de janelas, secretárias ou qualquer outra superfície onde possa receber luz. Assegure-se de que as suas plantas são facilmente acessíveis para rega e outros cuidados. Considere também filas verticais de plantas montadas numa parede. A jardinagem vertical tem muitas vantagens e funciona bem em espaços confinados.

Jardinagem ao ar livre

Se for abençoado com uma varanda, a sua lista de opções alarga-se. Calcule a quantidade de sol que o seu terraço recebe e coloque as plantas em conformidade. Se puderem absorver até seis a 10 horas de sol, pode dispor de um jardim sem fim. Para espaços com menos luz natural, necessitará de complementar a luz artificial.

O seu jardim de varanda será constituído por plantas em vaso, mas pode colocar várias na mesma plantadora ou separá-las. Alinhe vasos cheios de ervas aromáticas como lavanda, alecrim, hortelã, orégãos, tomilho e delícias sazonais como coentro, salsa e manjericão. Utilizar uma plantadora maior para plantas de tomate, feijão verde, ervilhas, morangos ou couve.

Pode também tirar partido de espaços onde se podem pendurar plantas. Os morangos dão-se bem com este método. Pode também experimentar com pequenos pimentos, tomates cereja e alface. O cebolinho é também adaptável a muitos estilos de cultivo diferentes.

Claro que, se estiver ao nível do chão com uma pequena parcela no quintal, pode plantar em canteiros elevados e cultivar plantas maiores para satisfazer as suas necessidades, conclui o “Inhabitat”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...