Passeio Verde em defesa da Arrábida
No próximo dia 21 de maio, domingo, Os Verdes promovem um passeio em defesa do Parque Natural da Arrábida, na véspera do Dia Internacional da Biodiversidade, cujo tema anual remete para a importância de passar “Dos Acordos à Ação: Reconstruir a Biodiversidade”, revelou o Partido Ecologista, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta iniciativa “insere-se no âmbito do Roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, orientado para o contacto próximo com as populações e para a abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais”.
Os Verdes “convocam à participação nesta importante ação em defesa de uma das mais importantes Áreas Protegidas representativas dos Ecossistemas Mediterrânicos, que continua a ser ameaçada, motivo pelo qual sensibilizam para preservação do PNA e de travar a expansão das pedreiras na Arrábida”.
O comunicado relembra que Os Verdes, através da participação na consulta pública e de comunicado à imprensa, sustentam que a intenção da Secil de alargar a pedreira de Vale de Mós vai contra os instrumentos de gestão territorial (designadamente o Plano de Ordenamento do PNA e o PDM de Setúbal).
O Partido Ecologista Os Verdes insiste que as pedreiras não podem continuar a crescer e a alargar no Parque Natural da Arrábida (PNA), contribuindo para esventrar uma área protegida de grande valor biológico e paisagístico.
Roteiro Ecologista
Passeio Verde em Defesa da Arrábida
Programa do 21 de maio, domingo
Ponto de encontro – às 9h – extremo poente da Avenida Luísa Todi, em Setúbal, junto à estátua do Choco
Trilho: Encostas de São Filipe (adaptado) PR1 STB
Extensão: Cerca de 5km
Duração previsível: 2:30h