O dia desta espécie de escaravelho tem 48 horas



A maior parte da vida na Terra é regida por ciclos de 24 horas, acompanhando a rotação o planeta. Animais e plantas evoluíram para fazer corresponder os seus metabolismos a esse ciclo ou ritmo circadiano.

Mas não há regra sem exceção. Para uma espécie de escaravelho (Holotrichia parallela), considerada uma praga agrícola em parte da Ásia, o dia não tem 24 horas, mas sim 48 horas.

Num artigo publicado na revista ‘Current Biology’, um grupo de investigadores da China e dos Estados Unidos da América, revela que, noite sim, noite não, as fêmeas de H. paralela emergem das suas tocas, escalam até ao topo das plantas e lançam no ar nuvens de feromonas para atrair os machos.

Assim, o comportamento sexual das fêmeas é regido não por um ciclo circadiano, mas pelo que chamam de ciclo circabidiano, com 48 horas. Sabendo isso, a equipa queria descobrir se também os machos eram governados por esse ritmo de vida invulgar.

Através de experiências laboratoriais, perceberam que, de facto, a capacidade dos machos para detetar a feromona libertada pelas fêmeas acompanha também esse ciclo de 48 horas.

Apesar dos resultados, os cientistas não sabem ainda a razão pela qual esses escaravelhos fogem à regra do ciclo circadiano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...