Como viviam os índios norte-americanos no início do século XX (com FOTOS)



No início do século XX, o fotógrafo norte-americano Edward Curtis teve uma ideia que iria mudar a sua vida: viajar pelo Oeste Americano e documentar a vida – ainda incólume – dos índios nativos americanos.

O projecto foi financiado pela J.P. Morgan – imagine-se! – e levou Curtis a visitar mais de 80 tribos durante 20 anos. O fotógrafo tirou mais de 40 mil fotos e deixou um grande número de notas e desenhos.

O resultado deste projecto foi uma colecção de 20 livros ilustrados com quase 2.000 fotografias, denominado “The North American Indian” – “O índio norte-americano”, em português.

O projecto, cujos primeiros volumes viram a luz do dia há mais de 100 anos, já foi muito elogiado e criticado. Agora, o The Atlantic publicou uma série de fotos que fazem parte do arquivo de Curtis – e que já estão na Livraria do Congresso.

Estas fotos são uma boa maneira de percebermos como viviam os índios há mais de 100 anos, em zonas do Oeste Americano que, então, permaneciam intocadas pelo chamado “homem branco”. Veja-as aqui





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...