Antigo réptil aquático de três metros descoberto por paleontologias chineses (com FOTOS)



Chama-se atopodentatus unicus, terá vivido há 240 milhões de anos e é descrito pelos paleontólogos chineses como “bizarro” e nunca antes visto. Este réptil aquático – estranhamento parecido com a personagem Zoidberg, da série animada Futurama (veja a foto no final da notícia) – tinha três metros de comprimento e dentes como agulhas, que eram usados para filtrar a comida do fundo do mar.

O atopodentatus unicus terá vido no triássico médio e, segundo os cientistas chineses, representa uma nova espécie e género. A descoberta, que já foi publicada no Naturwissenschaften, foi liderada por Xiao-chun Wu, paleontólogo do Canadian Museum of Nature, de Ottawa, Canadá.

De acordo com os cientistas, o animal pertence aos sauropterygia, um grupo de répteis aquáticos que se desenvolveu a partir de antepassados terrestres e teve o seu auge no mesozoico, antes de se ter extinto no final da era.

O fóssil do animal foi encontrado em Guanling, no sudoeste chinês, e estava quase completo – apenas a parte direita do crânio não foi encontrada.

O atopodentatus unicus pertence aos sauropterygians, um grupo de répteis aquáticos que se desenvolveu a partir de ancestrais terrestres e floresceu durante o Mesozóico.

Ainda segundo o Science is Awesome, os dentes estavam distribuídos em 35 conjuntos de um padrão vertical, no centro da mandíbula superior – semelhante a uma fenda palatina. A forma incomum da mandíbula, de resto, terá ajudado a recolher alimentos que os dentes filtravam.

O animal seria muito fino e frágil para atacar e consumir grandes presas, pelo que deveria alimentar-se de vermes e outras pequenas criaturas do fundo do oceano.

[nggallery id=312 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...