Animais do zoo privado do antigo presidente da Ucrânia estão a passar fome
Dias depois de Viktor Yanukovych abandonar a sua mansão de Mezhygirya, nos arredores de Kiev, muitos ucranianos decidiram visitar o antigo palácio presidencial apenas para ver como vivia o antigo presidente da Ucrânia.
Além da mansão principal, encontraram jardins, campos de golfe e um jardim zoológico privado com centenas de animais: pavões, ursos, veados, avestruzes, porcos e algumas espécies exóticas. Alguns visitantes decidiram levar recordações da mansão de Yanukovych, outros questionaram o que iria acontecer aos animais do zoo, mas foram poucos os que fizeram alguma coisa para que os animais não passassem fome.
Depois de o antigo presidente abandonar a mansão, a maioria dos funcionários da propriedade seguiu o exemplo. Foram poucos os que ficaram para tratar dos animais. Serhiy Hryhoryev, antigo vice-director do Zoo de Kiev, foi um dos poucos que decidiu ficar. Quando Hryhoryev contactou a Logistics Headquarters – uma organização local que presta ajuda aos manifestantes – para informar que havia um excedente de leite e vegetais, provenientes da quinta da propriedade, este antigo dirigente do zoo pediu também ajuda para salvar os animais, já que os poucos funcionários que decidiram ficar não eram suficientes para suprimir todo o trabalho que é necessário fazer.
Criada do dia para a noite para prestar apoio aos manifestantes, a Logistics Headquarters tem como objectivo ajudar os necessitados da Ucrânia. A organização conta já com 60 membros voluntários. De acordo com Olesya Korzhenevska, co-fundadora e dirigente da organização, o grupo “não tinha o direito de dizer não” à ajuda pedida, refere o Huffington Post.
Actualmente, vários voluntários da organização estão a ajudar a alimentar os animais, mas o dinheiro para adquirir alimentos é pouco. De acordo com a Logistics Headquarters, é relativamente fácil angariar dinheiro para comprar equipamento protector para os manifestantes ou para ajudar as famílias, mas é mais difícil para os animais.
Diariamente, vários voluntários vão à mansão de Yanukovych para transportar o excedente de leite e vegetais produzidos para os manifestantes que estão acampados no centro de Kiev. Quando se deslocam à propriedade, os voluntários ajudam também a alimentar os animais.
O objectivo final da Logistics Headquarters é fundir o zoo privado do antigo presidente da Ucrânia com o zoo de Kiev e formar um parque nacional. Mas até este objectivo ser cumprido, a organização continua a recolher fundos para alimentar os animais do zoo de Yanukovuch.
[nggallery id=265 template=greensavers]