Pinguins estão a ser afectados por um novo tipo de gripe

Alguns dos animais das numerosas colónias da Antárctida são portadores de uma estirpe da gripe das aves que não causa sintomas nem prejudica os animais.

Green Savers

Há uma nova estirpe de gripe das aves. Contudo, esta nova mutação não está a afectar os suspeitos do costume, nem a propagar-se rapidamente. Uma equipa de cientistas descobriu uma nova e única estirpe do vírus na Antárctida e que está a afectar apenas os pinguins.

Segundo o estudo publicado na revista científica mBio, duas grandes colónias de pinguins-de-adélia, que habitam a península Antárctida, são portadoras da gripe das aves, mas não estão a sofrer dos sintomas habituais causados pelo vírus. Na verdade, os pinguins não aparentam estar doentes. Mas a grande questão não reside no facto de os pinguins não estarem a ser afectados pelos sintomas mas sim como é que os animais foram contaminados pelo vírus em primeiro lugar.

Uma das explicações dos investigadores para o sucedido é a presença do vírus na Antárctida, que provavelmente esteve escondido no gelo durante anos. Porém, outras explicações são possíveis. As aves, incluindo as da Antárctida, tendem a migrar milhares de quilómetros todos os anos, e durante essas migrações o vírus pode ter sido transportado para a região há mais de 50 anos. Também é possível que o vírus seja transportado pelas baleias e focas, refere o Dodo.

Independentemente de como o vírus foi parar à  Antárctida, os especialistas estão preocupados, uma vez que a estirpe se pode espalhar ainda mais. Mesmo que as aves não estejam a ser afectadas pelo vírus actualmente, no futuro as mutações virais podem causar mortes em massa.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.