Maior plataforma de gelo da Antárctida pode separar-se sem aviso



As alterações climáticas estão a partir a maior plataforma de gelo da Antárctida, a plataforma Larsen C, e é possível que isso aconteça mais cedo do que se previa até agora, explicou hoje uma equipa de cientistas liderada por Paul Holland, do BAS (British Antarctic Survey).

“Sabemos que existem dois processos diferentes que estão a levar que [a plataforma] Larsen C fique mais fina e pouco estável. Se esta vasta plataforma de gelo colapsar, os glaciares atrás dela seguirão mais rapidamente para o mar. O que contribuirá para o aumento do nível do mar”, explicou Holland.

Até agora prevista para daqui a um século, a perda da plataforma Larsen C poderá acontecer mais cedo, uma vez que, avisa o estudo, ela já está a derreter-se por cima e baixo. Quando isso acontecer, o nível médio do mar subirá mais de 82 centímetros e causará tempestades, contaminação de águas subterrâneas pelo sal, inundações e perda de terrenos agrícolas.

Larsen C é a quarta maior plataforma de gelo do mundo, cobrindo cerca de 55.000 quilómetros quadrados, quase o dobro do tamanho da Bélgica. Nas últimas décadas, duas outras plataformas – Larsen A e Larsen B (na foto) – já colapsaram. A primeira em 1995 e a segunda em 2002. O colapso da plataforma de Larsen B, aliás, foi um evento sem precedentes desde a Idade do Gelo, há 12.000 anos.

Publicado no jornal The Cryosphere, o estudo combinou a análise de dados de medições por satélite e oito pesquisas de radar durante 15 anos, de 1998 a 2012. O relatório descobriu que a plataforma Larsen C perdeu, em média, quatro metros de gelo durante este período, tendo decrescido cerca de um metro para a superfície.

“O colapso [da plataforma Larsen C] poderá ocorrer dentro de um século, talvez mais cedo e sem aviso”, explica o BAS.

Foto: NASA Goddard Space Flight Center / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...