Carro sem condutor do Google vai antecipar decisões dos ciclistas
O Google continua a trabalhar no seu carro sem condutor, um projecto que poderá ser uma realidade a médio prazo nas estradas de algumas cidades mundiais e vai apresentando, assim, novidades a um ritmo vertiginoso.
O novo vídeo da multinacional norte-americana explica que o seu carro sem veículo vai reconhecer os sinais que os ciclistas fazem com as mãos, anunciando que vão mudar de direcção, e até antecipar estas decisões.
“[Nos cruzamentos], o carro vai parar e esperar até que o caminho fique livre”, explicou a test driver Priscilla neste vídeo. “Até detectamos os ciclistas que se aproxima por trás, e esperamos que eles nos passem. A partir do momento em que o ciclista nos passa, o veículo determina se é seguro virar”.
Na verdade, esta tecnologia leva a que os carros sem condutor sejam, efectivamente, mais seguros que os carros conduzidos por pessoas. Sobretudo para os ciclistas.
O Google ainda tem muito trabalho pela frente para colocar os seus carros sem condutor nas estradas – relacionado com a tecnologia mas também com as autorizações para o fazer. Segundo o Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos (IEEE), uma das maiores organizações de engenharia à escala mundial, cerca de 75% da frota mundial de veículos não terá motorista ou condutor em 2040. Parece-nos uma data extremamente improvável, mas tudo indica que o futuro da mobilidade caminhará por aqui.
Foto: romanboed / Creative Commons