Castelo Branco investe 452 mil euros na requalificação da praia fluvial de Almaceda



A Câmara Municipal de Castelo Branco vai investir cerca de 452 mil euros na requalificação da área de apoio à praia fluvial de Almaceda, financiamento que surge no âmbito da Linha + Interior Turismo.

“O projeto terá um significativo impacto na promoção do concelho e da região, e na divulgação do seu património natural, sendo um fator de fortalecimento da coesão social, da criação de emprego e de crescimento económico por via da atratividade turística do território e da sustentabilidade ambiental”, justificou a Câmara Municipal.

O município de Castelo Branco apresentou a candidatura deste projeto em dezembro de 2023, no âmbito da Linha + Interior Turismo, Aviso Específico de Concurso Regenerar Territórios – Incêndios 2023.

O projeto inclui a criação de vídeo com conteúdos pedagógicos para garantir a proteção das pessoas e a preservação dos bens em caso de incêndio no local.

Segundo a autarquia, este recurso “será criado também para sensibilizar os residentes e os turistas para a importância da preservação do espaço e adoção de comportamentos seguros que minimizam o risco de incêndio”.

A intervenção tem como objetivo principal requalificar a envolvente da praia fluvial de Almaceda, criando uma estrutura de apoio, maximizando as potencialidades turísticas do local.

Esta obra visa ainda tornar a margem da ribeira acessível a pessoas com mobilidade condicionada, bem como melhorar as condições de acesso.

“De modo a preservar e a valorizar as características identitárias da praia fluvial de Almaceda, o projeto concebeu uma estratégia de recuperação de um edificado que outrora foi um lagar de azeite, mantendo a fachada e características arquitetónicas representativas da região, bem como os diversos elementos de pedra identitários, as mós, prensas e engenho de água, no intuito de preservar e valorizar a memória local”, sintetizou a autarquia.

Simultaneamente, realçou que neste projeto sai reforçada a estratégia local de defesa do território no âmbito da gestão de riscos associados a eventos climáticos extremos, designadamente os incêndios florestais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...