Células solares da Panasonic batem recorde de eficiência energética
As células solares HIT (Heterojunction with Intrinsic Thin layer), da Panasonic, atingiram um novo recorde ao nível da eficiência de conversão energética – 25,6%. A melhoria é de quase 1%, em comparação com a eficiência de 24,7% atingida em Fevereiro de 2013. Segundo a fabricante, trata-se de um novo recorde para uma célula solar de silício cristalino de “tamanho prático”.
A Panasonic classifica uma célula de “tamanho prático” como aquela que tem uma área superior a 100 centímetros quadrados. O recorde de Fevereiro do último ano foi registado numa célula com uma área de 101,8 centímetros quadrados. O novo recorde foi observado num dispositivo com 143 centímetros quadrados, refere o Gizmag.
Contudo, a Panasonic indica que este último recorde é também uma melhoria sobre o recorde anterior de 25% de eficiência para células de tamanho pequeno, cerca de quatro centímetros quadrados. Ainda assim, estes valores de eficiência energética estão abaixo dos valores registados por outros tipos de células, como as células solares multijunção e as células solares de tripla-junção de compostos concentradores, com cerca de 38,8% e 44,4% de eficiência, respectivamente.
O novo recorde de eficiência conseguido pela Panasonic foi possível devido ao desenvolvimento das propriedades da tecnologia de hétero-junção.
Foto: Mountain/\Ash / Creative Commons