China: empresa que vendeu leite contaminado regressa ao mercado com produtos orgânicos
Cinco anos depois do escândalo de leite contaminado com melamina, a empresa chinesa Sanlu está de volta ao mercado num novo segmento – o dos produtos orgânicos.
Em 2008, recorde-se, a Sanlu produziu e comercializou leite em pó contaminado com melamina, o que causou a morte a seis bebés e intoxicou mais de 300 mil crianças. O caso, divulgado internacionalmente, levou à falência da empresa e à prisão perpétua da antiga directora-geral da empresa.
Agora, sob uma nova gestão, a empresa dedica-se à produção e comércio de produtos orgânicos, como noodles ou esparguete à base de milho. Após a falência do Grupo Sanlu, que era detido em parte pela neozelandesa Fronterra, a imagem e o registo da marca foram adquiridos por Jiang Xinhua, um investidor privado que lidera agora a Zhejiang Sanlu, a nova empresa detentora da marca, escreve o Quartz.
Numa tentativa de voltar ao mercado, a empresa revelou em Novembro, numa feira de comida, um pequena gama de produtos à base de trigo-sarraceno, milho e outros cereais. Através da nova linha de produtos, a Zhejiang Sanlu está a tentar reaver parte das receitas e popularidade que a Sanlu teve como uma das maiores marcas de leite em pó no mercado chinês.
“O nosso objectivo comercial é reavivar a marca ‘Sanlu’ e construir uma nova marca mundial de comida orgânica baseada em cereais”, afirma o director de marketing da Zhejiang Sanlu, Yang Xiangdong. “Não queremos ver uma marca reputada com mais de 50 anos desaparecer na história”, acrescenta.
A reintrodução da marca através dos novos produtos teve até agora pouco impacto junto dos consumidores chineses, que ainda não esqueceram o escândalo de 2008. “No coração do público, a Sanlu é praticamente um sinónimo de falsificação, má qualidade e produtos perigosos”, afirma Li Zhiqi, consultor de marketing em Pequim. “O valor desta marca é quase zero”, sublinha.