Descoberta nova espécie de dinossauro com nariz gigante
Uma nova espécie de dinossauro com um nariz gigante foi descoberta por investigadores de uma universidade norte-americana. A identificação foi feita a partir de um fóssil que esteve guardado durante duas décadas e nunca recebeu a atenção merecida, até agora.
O animal teria mais de nove metros de comprimento e um nariz gigante, o que lhe valeu o novo nome científico – Rhinorex condrupus. Os restos do animal foram encontrados na Brigham Young University, no Utah, por investigadores da North Carolina State University e do Brigham Young Museum of Paleontology. De acordo com os cientistas, o fóssil terá sido descoberto pela primeira vez em 1990, na formação rochosa de Nelsen.
O fóssil tem cerca de 75 milhões de anos e indica que o animal era um herbívoro e viveu no Cretáceo Superior, refere o Daily Mail. Segundo a equipa de investigadores, foram necessários mais de dois anos para reconstituir o esqueleto do animal e apenas durante o processo foi possível perceber que se estava perante uma nova espécie. A origem e utilização do nariz permanece um mistério para os cientistas.
Este é o primeiro fóssil completo de uma espécie de dinossauro do grupo dos hadrossauros – os dinossauros com bico de pato – que habitava aquela região rochosa.