Designer chileno cria auscultadores a partir de partes recicladas de outros fones
O designer chileno Francisco Jara Gomez, dono da marca ecológica Costavolcano, criou uns auscultadores feitos, na sua totalidade, a partir de materiais reciclados. Para além de serem sustentáveis, os auscultadores não passam despercebidos, como pode verificar pela foto deste artigo.
Se é um utilizador frequente de auscultadores, sobretudo os mais finos, sabe que eles são facilmente danificáveis. Aliás, basta colocá-los, durante umas semanas, no bolso das calças (com utilização diária), para que eles comecem a perder qualidade. De um momento para o outro, passará a ouvir apenas de um fone.
O interessante destes auscultadores da Costavolcano, por isso, é o facto de estes serem fabricados a partir de outros fones que já não são aproveitados pelos seus utilizadores. Depois, estas partes são misturadas com materiais sustentáveis, como a fibra orgânica da alpaca, cobre reciclado e prata.
A fibra de alpaca é produzida através de processos tradicionais, que utilizam uma combinação de técnicas manuais e energia eólica ou solar. A fibra pode ser também facilmente reciclaada ou reutilizada noutros processos.
Também os fios de cobre e as pequenas peças de plástico que compõem os restantes auscultadores podem ser reciclados e aproveitados em novos componentes e peças para novos produtos. Aliás, até mesmo a embalagem que acondiciona os auscultadores e as suas etiquetas são feitos com materiais reciclados.
De acordo com a imprensa internacional, os produtos reciclados através do mesmo processo dos auscultadores Costavolcano são muito comuns no Chile. E são sobretudo as mulheres chilenas, que dominam como ninguém a técnica de reciclagem com alpaca, as artesãs.
Saiba mais sobre a Costavolcano.
Não conseguimos perceber exactamente o preço dos auscultadores, por isso, se está interessada(o), o melhor mesmo é enviar um email para a empresa chilena: contacto@costavolcano.com.