Designer norte-americana cria ecoponto polémico para sem abrigos (com FOTOS)
Para acabar o curso de design, Nicole Howell entregou um projecto de tese intitulado “Toss with Care” (“Separe com Cuidado”), onde apresenta um novo conceito de ecopontos optimizados para a reciclagem, mas que também podem ser vasculhados pelos sem-abrigo, à procura de sobras.
O projecto arrancou com um “(trash)poline”, uma espécie de caixote que atirava o lixo de volta a quem o depositava, como forma de alertar para o excesso de desperdício. A partir deste design inicial, Howell expandiu a sua criatividade e desenvolveu um novo caixote do lixo tripartido. O projecto saiu do papel e a designer conseguiu instalar estes caixotes nas ruas de Nova Iorque, refere o Inhabitat, e documentou a forma como as pessoas reagiram aos novos caixotes.
O que torna especiais estes caixotes de Howell é a simplicidade. Ao utilizar os mesmos caixotes de reciclagem que existem nas ruas nova-iorquinas, os caixotes “Toss with Care”, com uma forma circular, estão divididos em três compartimentos e a única diferença, relativamente aos caixotes convencionais, é o número de sacos de plástico necessários. Porém, estes sacos podem ser reutilizados várias vezes e depois reciclados.
Contudo, o facto de a jovem designer norte-americana ter também optimizado os caixotes para serem vasculhados pelos sem abrigos causou polémica. Segundo o Inhabitat, no entanto, ao optimizar estes recipientes, a designer promove a reutilização dos desperdícios e evitar que os sem abrigos tenham de revolver grandes quantidades de lixo para encontrarem sobras, devolvendo alguma dignidade a estas pessoas. Será mesmo assim?
A designer pretende continuar a trabalhar no projecto e espera poder implementar mais caixotes “Toss with Care” nas ruas de Nova Iorque.
[nggallery id=362 template=greensavers]