Elefantes mostram sinais de stress agudo enquanto estão a ser domesticados
A domesticação de crias de elefantes selvagens aumenta os seus níveis de stress, o que pode ter implicações na sua saúde física, de acordo com uma investigação internacional.
Um quarto dos elefantes asiáticos está em cativeiro, sendo que mais de 90% destes elefantes são domesticados e tratados por treinadores na Ásia. Os investigadores mediram indicadores de stress enquanto as crias de elefante eram domesticadas em Myanmar. Embora a maioria dos indicadores de níveis elevados de stress só durasse 10 dias, alguns continuavam elevados até dois meses depois.
Entrevistas com os tratadores revelaram que apenas 26% consideravam possível um treino apenas com recompensas e sem castigos, e muitos receavam que isso constituísse um perigo para eles.
A investigação revelou que a domesticação de crias de elefantes selvagens aumenta significativamente os seus níveis de stress, o que pode ter implicações para a sua saúde física.
Este é o primeiro estudo a monitorizar o impacto do processo de domesticação nas crias de elefante, sendo necessários estudos futuros para avaliar os efeitos a longo prazo.